A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) da Bahia realizará ações de enfrentamento ao racismo, apoio aos blocos de matriz africana e ao trio sem cordas, que exalta o protagonismo de mulheres negras, no Carnaval do estado. Uma unidade móvel do órgão no Centro de Referência Nelson Mandela ficará na Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador, entre os dias 8 e 13 de fevereiro.
Além da unidade móvel, haverá atendimento no Plantão Integrado dos Direitos Humanos (Avenida Carlos Gomes), e nos postos fixos instalados na Avenida Milton Santos e Campo Grande. Nesses pontos, advogados, psicólogos e assistentes sociais estarão disponíveis para receber denúncias de violações raciais e religiosas, das 10h às 22h, prezando pelo acolhimento e orientação das vítimas. Os episódios também poderão ser notificados por meio dos telefones (71) 3117-7448 (Centro) e 0800 284 0011 (Ouvidoria Geral do Estado).
“Vamos realizar um carnaval que valorize a beleza, a pluralidade e a diversidade da cultura baiana, mas que também ofereça proteção aos direitos. O Governo do Estado estará mobilizado para assegurar uma festa que não tenha espaço para violação de direitos de crianças e adolescentes, de mulheres, da população negra, para nenhum crime de intolerância religiosa”, garante Ângela Guimarães, titular da Sepromi.
Promoção da igualdade racial
A campanha educativa “Aqui o racismo pula fora” também faz parte das atividades de redução do racismo. O objetivo dela é realizar um enfrentamento à discriminação racial e divulgar os canais de denúncia para as vítimas.
A ação terá outdoors espalhados por Salvador, além de projeções nos trios e palcos, peças para redes sociais e outras iniciativas que farão parte também do festejo nos bairros Cajazeiras, Itapuã, Boca do Rio, Plataforma, Pau da Lima, Periperi, Liberdade e Nordeste de Amaralina e em 12 cidades do interior: Juazeiro, Palmeiras, Lençóis, Salinas, Maragogipe, Valença, Itacaré, Ilhéus, Porto Seguro, Prado, Alcobaça e Santa Cruz Cabrália.
Foto de capa: Carlos Moura/Pexels.
LEIA MAIS: Afoxé Omô Izô exalta cultura Yorubá em desfile no Carnaval de Salvador