A última etapa da 4ª edição da Semana do Audiovisual Negro tem início nesta quinta-feira, 4, em Camaragibe (PE), e se encerra no dia 10 de abril. O festival independente, que é totalmente gratuito, apresentará filmes e atividades formativas em escolas públicas na região metropolitana de Recife (PE) e no sertão pernambucano.
Na programação, acontecerá a oficina “Alinhavando registros, construindo memórias”, da jornalista e documentarista piauiense Milena Rocha, com o objetivo de compartilhar técnicas de produção audiovisual que podem ser utilizada para transformar memórias em filmes, vídeos e outros formatos. A formação será realizada presencialmente no Centro de Criatividade Musical Raminho dos Trombones, em Camaragibe, e de forma online.
Além disso, no município de Afogados da Ingazeira, estudantes da rede pública receberão, aulas de audiovisual com Íris Regina e Narrimam Kauane, nos dias 8 e 9 de abril. Já as exibições de filmes acontecem nos dias 4 e 5, em Camaragibe, e 10, em Afogados da Ingazeira.
Sobre o festival
A Semana do Audiovisual Negro recebe o apoio de outras organizações audiovisuais do estado e o incentivo do Fundo de Cultura de Pernambuco (Funcultura). O principal intuito do projeto é contribuir com a promoção de acesso da população negra ao audiovisual, como realizadores ou como público.
Nesta quarta edição, a SAN realiza feitos até então inéditos para o projeto, como a participação de profissionais audiovisuais de outros estados, seção de júri da Federação Pernambucana de Cineclubes, sessão de júri jovem, painel de pesquisas e longas-metragens convidadas.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: Grupo maranhense Xama Teatro comemora 15 anos com atividades gratuitas em diferentes estados