Uma nova edição do Seminário da Diáspora Africana nas Américas acontece nesta quinta-feira, 22, até as 13h, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – Campus dos Malês, na Bahia. O evento é feito em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e tem como temática “A universidade pública no debate panafricanista sobre memória, restituição, reparação e reconstrução”.
O seminário tem como objetivo refletir sobre o papel das instituições públicas de ensino superior no fortalecimento dos laços entre os povos africanos e diásporas, promovendo um diálogo sobre a herança colonial e as ações necessárias para a reparação histórica. Contará com a participação de Gilberto Leal, representante da Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), e de docentes da Unilab, com mediação da diretora do Campus dos Malês, Mírian Reis.
O evento ocorre antes da Conferência da Diáspora Africana, entre os dias 29 a 31 de agosto, em Salvador (BA). A conferência é organizada pela União Africana e pelo governo do Togo, em colaboração com o Governo Federal e o Governo do Estado da Bahia, com o apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto Brasil-África.
Confira detalhes
Seminário da Diáspora Africana nas Américas
Quando: Quinta-feira, 22 de agosto, das 8h às 13h
Onde: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – Campus dos Malês, São Francisco do Conde, Bahia
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: Movimento cultural liderado por jovens negras valoriza a literatura do Recôncavo Baiano