Tela Preta

Seven Seconds: um instante destrói a vida

Seven Seconds (Sete Segundos) é uma minissérie de drama em dez episódios, que acompanha a promotora K.J. Harper (Clare-Hope Ashitey) em busca de justiça pelo assassinato do jovem negro Brenton Butler, morto por policiais brancos em um acidente de carro.

Lançada em 2018, essa série é mais uma daquelas preciosidades escondidas no catálogo da Netflix e tem no elenco grandes nomes como a excelente Regina King (Watchmen) e Russell Hornsby (Grimm). Segundo o Rotten Tomatoes, site que reúne críticas de filmes e séries nos Estados Unidos, a série teve uma média de 84% de aprovação do público e da crítica.

A série criminal se inspirou em centenas de casos de assassinato de negros por policiais brancos nos Estados Unidos – mas também poderia ter sido no Brasil -, onde a aplicação da lei está diretamente ligada às relações raciais, o sistema policial é racista e o sistema judicial, falho.

Foto: Jojo Whilden/Divulgação.

Seven Seconds não esconde quem são os vilões, e o assassino é revelado para o telespectador na primeira cena, assim como as motivações do crime. A autora utiliza o acidente apenas como uma maneira de dar sutileza ao foco principal da série, que é o assassinato de jovens negros por policiais brancos. 

Brenton Butler, um adolescente negro de 15 anos, está andando de bicicleta no Liberty State Park, em Nova Jersey, num dia coberto de neve, quando é atropelado pelo policial Peter Jablonski (Beau Knapp), que está a caminho do hospital para encontrar a esposa grávida e acaba se distraindo ao celular. Os acontecimentos a seguir é que vão caracterizar o crime de racismo cometido por Jablonski e seus parceiros, revelando ainda a corrupção dos agentes da lei.

Foto: JoJoWhilden/Divulgação.

Jablonski está assustado por perceber que atropelou uma pessoa e liga para seu superior hierárquico, o sargento Mike Diangelo (David Lyons), que vai socorrê-lo junto com outros policiais da corporação. Ao perceberem que se trata de um jovem negro, que ainda está vivo, eles decidem abandonar Brenton sangrando na neve, alegando que o crime poderia acabar com a carreira do policial e que o jovem é apenas mais um negro de gangue. Após 12 horas na neve, o adolescente é encontrado em estado grave e levado a um hospital e, infelizmente, não sobrevive.

K.J. Harper é a promotora que assume o caso, quando uma série de acusações começa a surgir para manchar a imagem de Brenton Butler, colocando-o com o perfil de membro assaltante e usuário de drogas. No primeiro momento, K.J. assume a ideia de que Brenton de fato era um menor infrator, até que é convencida pela mãe do jovem sobre sua idoneidade. Latrice Butler, interpretada pela extraordinária Regina King, assume o papel da mãe zelosa que perdeu o filho e quer justiça. 

A série acertou em cheio na construção das duas personagens. K.J. é uma advogada negra, alcoólatra, que não acredita nem na profissão, nem si mesma. Apesar disso, assume o caso, descobre que pode ser uma boa advogada e mais que isso, parte numa investigação ao lado do único policial bom da corporação, Joe “Fish” Rinaldi (Michael Mosley), e acaba descobrindo a rede de acobertamento de crimes entre os policiais.

Latrice, é uma mãe que está sofrendo a morte brutal do único filho e não vai desistir de encontrar os culpados. A personagem foi um acerto, pois foge dos estereótipos da mulher negra raivosa, mesmo quando o próprio esposo, Isaiah Butler (Russell Hornsby) começa a desconfiar da idoneidade do filho.

Além do crime contra Brenton Butler, a série traz ainda diversas temáticas como a corrupção nas corporações, a participação de policiais no tráfico de drogas, entre outros tantos crimes que são cometidos pelos policiais para manter em segredo o assassinato do jovem.

Seven Seconds infelizmente não foi renovada, mas a história foi finalizada. O final pode não agradar a todos, pois a série realmente toca na ferida e mostra algo que acontece todos os dias na vida das famílias de tantos jovens negros. 

Brenton Butler na vida real

O nome e história do personagem morto foi inspirada numa história real. O jovem estudante de 15 anos, Brenton Butler, foi acusado de assassinar uma turista em frente ao hotel Ramada Inn, em Jacksonville, Flórida, no ano 2000. 

Butler foi preso e coagido a confessar o crime, após uma sessão de agressões e abusos cometidos por policiais. Ele foi levado a julgamento e testemunhou contra os agentes, e o caso, conhecido como Estado da Flórida v. Brenton Leonard Butler, abriu uma discussão sobre a gravação de interrogatórios policiais, que até então ainda estava em implantação. O interrogatório de Butler não havia sido gravado.

Confira o trailer:

A história de Brenton Butler deu origem ao documentário francês Murder on a Sunday Morning (Assassinato em uma manhã de domingo), vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2001. Em 2004, o próprio Butler escreveu o livro They Said It Was Murder (Disseram que foi um assassinato) contando suas experiências.

Ficha técnica

Seven Seconds
Ano:
2018
Temporadas: 1
Nº de episódios: 10
Duração do episódio: 60 minutos
País de origem: Estados Unidos
Classificação: 14 anos
Gênero: Drama
Produção: Veena Sud, Gavin O’Connor, Lawrence Bender, Kevin Brown, Alex Reznik
Direção: Ed Bianchi, Jon Amiel, Daniel Attias, Jonathan Demme, Ernest R. Dickerson, Coky Giedroyc, Tanya Hamilton, Victoria Mahoney, Gavin O’Connor
Roteiro: Evangeline Ordaz, Rhett Rossi, Francesca Sloane, Veena Sud, John Lopez, J. David Shanks, Yuriy Bykov, Shalisha Francis, Dan Nowak
Elenco: Clare-Hope Ashitey, Regina King, Russell Hornsby, David Lyons, Beau Knapp, Raúl Castillo, Michael Mosley, Patrick Murney, Zackary Momoh
Disponível: Netflix

Foto de capa: JoJo Whilden/Divulgação.

Compartilhe: