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Spotify lança campanha no Brasil para valorizar a cultura preta

O Spotify, maior serviço de assinatura de streaming de áudio do mundo, lançou a campanha “Abra Seus Ouvidos no último dia 21 de setembro. Assim, usando o poder de sua audiência para apoiar criadores negros. Para realizar a missão de valorizar a cultura preta, a empresa convidou artistas como Ludmilla, Djonga, MC Dricka e L7NNON para participar da campanha e ainda vai doar 3,5 milhões de reais à organização social baiana, Vale do Dendê.

A iniciativa contará com vídeos e áudios exclusivos dos artistas que participam da campanha, compartilhando suas próprias perspectivas e experiências em como é ser um artista negro no Brasil, além de revelar quais são os outros artistas que influenciam a arte e a obra produzida por eles até hoje.

Tem bastante vozes pretas que abrem meus ouvidos. A primeira delas é um ícone pra mim, que é a Beyoncé. Eu amo tudo o que ela representa. A força que vem dela me dá mais coragem pra viver, sabe? A Rihanna também. Tudo que ela fez com a vida dela me inspira demais. Eu também amo escutar a IZA. A postura dela, o jeito dela, a voz da IZA, as músicas que ela canta, as letras, eu curto demais. Eu ficaria aqui o dia todo falando”, explica Ludmilla em um dos áudios da campanha.

Escutar a voz dos pretos muda a realidade objetiva. A primeira coisa que muda é no bolso de quem está sendo escutado. E subjetivamente, muda para quem está ouvindo. Se essa pessoa é preta, ela vai se identificar e falar que existe alguém igual. E se essa pessoa não for preta, talvez ela passe a compreender um pouco as questões que devem ser compreendidas para o mundo ficar um pouquinho diferente”, diz Djonga em um dos vídeos da campanha.

A campanha “Abra seus ouvidos” corrobora um trabalho constante da empresa para apoiar artistas e criadores na luta contra o racismo, a injustiça e a desigualdade, além de amplificar vozes e debates relevantes.

Confira o vídeo:

 LUDMILLA declama poema de Kimani, poeta do slam do Grajaú.

Por que Salvador e a Vale do Dendê?

Como parte do compromisso antirracista, o Spotify anunciou uma doação inédita de 3,5 milhões de reais à organização social Vale do Dendê, aceleradora de impacto social e inovação criada em Salvador (BA), cidade com a maior população preta fora da África. O recurso será usado para investir em pequenos produtores de música e criadores de podcast, com impacto em mais de 500 profissionais da rede dessas produtoras. A Vale do Dendê possui hoje 150 empresas aceleradas e já impactou indiretamente mais de 800 empresas com seus programas.

“Estamos muito felizes com essa doação e esperamos que com esses recursos nós possamos acelerar ainda mais o ecossistema de áudio em Salvador. Queremos que os artistas e criadores possam ganhar cada vez mais espaço, levando inovação e criatividade para além das fronteiras locais. A cultura da Bahia precisa ser divulgada para o mundo e nada melhor do que contar com a força do Spotify”, diz Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê.

A escolha de Salvador também está diretamente relacionada à efervescência cultural da região. O estado da Bahia é reconhecido desde 2016 pela UNESCO como capital da música e berço de movimentos culturais importantes, como a Tropicália, o Samba, os blocos afro, o Axé Music e mais recentemente estilos, como Pagodão e outras vertentes da música baiana contemporânea. A área é conhecida também pelo grande número de roteiristas, influenciadores e produtores de conteúdos digitais nas áreas de moda, cultura afro e entretenimento. A iniciativa de doação do Spotify oferece a oportunidade de capacitar a próxima geração de criadores negros no Brasil.

Foto de capa: Divulgação.

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