As atrizes Viola Davis, 55, e Lupita Nyong’o, 37, foram confirmadas como protagonistas do longa-metragem The Woman King, novo filme da diretora norte-americana Gina Prince-Bythewood, 51, (A vida secreta das abelhas).
Baseado em fatos reais, o filme narra a história da comandante do exército do Reino Daomé, Nanisca (Viola Davis) e sua filha Nawi (Lupita Nyong’o), guerreiras que lutaram nos conflitos contra colonizadores franceses que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras.
The Woman King é um filme épico, inspirado no combate histórico ocorrido no Reino Daomé. O reino era um dos mais poderosos do continente africano entre os séculos XVII e XIX, formado pelo povo fon, e tinha um dos maiores e mais poderosos exércitos de mulheres, as ahosi.
As ahosis também eram conhecidas como Amazonas de Daomé e representavam pelo menos um terço do exército Daomé. As temidas combatentes foram inspiração para a criação das Dora Milaje, guarda real de mulheres do reino de Wakanda no filme Pantera Negra.
The Woman King ainda não tem data de lançamento.
Sobre a diretora
Gina Prince-Bythewood é uma diretora afro-americana, a primeira diretora negra a comandar filmes de ação. Sua mais recente obra, The Old Guard (2020), original Netflix, foi bastante elogiada pela crítica e entrou para a lista dos 10 filmes mais assistidos do streaming.
Além de The Old Guard, Gina roteirizou e dirigiu o longa Além dos Limites (2000), sendo premiada na categoria melhor roteiro no Independent Spirit Award. Também dirigiu os dramas A Vida Secreta das Abelhas (2008) e Nos Bastidores da Fama (2014).
Foto de capa: Getty Images.
Formada em Jornalismo e com especialização em mídias digitais, a baiana tem dedicado sua carreira ao mercado audiovisual há oito anos, quando iniciou na área. Já atuou como produtora executiva em obras para a televisão e em diversas funções dentro da produção de uma obra. Apaixonada por filmes e séries, se considera uma viciada que assiste mais de seis obras por semana.