Notícias

Documentário potiguar chega ao festival É Tudo Verdade

Festival internacional de documentários É Tudo Verdade seleciona documentário potiguar “A Edição do Nordeste” para a 29ª edição. Dirigido por Pedro Fiuza, o filme está na programação da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros. As exibições do festival acontecem entre os dias 04 e 14 de abril em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

O curta-metragem é resultado de uma pesquisa multimídia com base no  livro “A Invenção do Nordeste e outras artes” do professor e historiador Durval Muniz de Albuquerque Júnior em conjunto com Matteus Cardoso, Henrique Fontes e Pablo Capistrano, num intenso processo de decupagens, roteirização e montagem ao longo de seis anos para o espetáculo teatral “A Invenção do Nordeste”.

Foto: Divulgação

Idealizada e dirigida por  Quitéria Kelly, a peça conquistou o Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia e motivou Pedro a se debruçar sobre a filmografia apresentada no livro e o papel do cinema na construção do imaginário sobre o Nordeste.

“Eu pensei no filme justamente para desconstruir alguns clichês reducionistas sobre nós e mostrar como o cinema é uma ferramenta poderosa para ajudar a inventar o que quer que seja, nesse caso uma região e sua cultura própria. É claro que o filme pode também ser lido como uma homenagem ao regionalismo, como tantas vezes ouvimos na circulação da peça, mas isso fica à cargo de cada espectador” comentou Fiuza ao vencer o Troféu da Crítica de Melhor Curta Metragem da Mostra de Cinema de Gostoso em 2023.

Segundo o crítico Pablo Villaça“em apenas 20 minutos, Fiuza cria ligações inspiradas entre filmes para abordar temas como o cangaço, a seca, a fome, a emigração para o Sudeste e as dificuldades encontradas pelos que viajaram para o sul em busca de melhores condições”. Enquanto o  crítico Chico Fireman afirmou que “‘A Edição do Nordeste’ justapõe cenas e diálogos das mais variadas obras que mostram como a região foi historicamente reduzida a um combo de ideias, personagens e imagens que impuseram um imaginário folclórico e rudimentar que virou ‘verdade’ para o resto do Brasil”.

Sendo um dos principais festivais de documentários da América do Sul, os vencedores dos prêmios dos júris na competição de Curtas Metragens Brasileiros estarão automaticamente classificados para apreciação à disputa pelo Oscar® de 2025.

Confira detalhes

29º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários

3 a 14 de abril 

Com exibições em salas de cinema de São Paulo e Rio de Janeiro 

Streaming

De 15 a 30 de abril, será possível assistir gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play aos 9 títulos da Competição Brasileira de Curtas-Metragens.

Foto de capa: Divulgação

LEIA MAIS: Centro Cultural FIESP recebe a exposição Maracatu – A Magia dos Canaviais

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: