Atlântico Radar Negro

Projeto estreia podcast Odum sobre enredos de Carnaval sobre África

O Projeto Ponta de Lança lança o podcast Odum nesta quinta-feira, 4. A nova produção será apresentada por Lyz Ramos, que classifica o podcast como “um desfile de escola de samba sem aglomeração”. A iniciativa de Odum é reviver enredos e memórias carnavalescas de várias cidades brasileiras que homenagearam a história de África e de personagens diaspóricos.

O primeiro episódio vai relembrar a história do Carnaval de 2000 da Mangueira, cujo samba-enredo foi intitulado “Dom Obá II – Rei dos Esfarrapados, Príncipe do Povo”. Nascido Cândido da Fonseca Galvão, ele era filho de africanos livres e foi defensor da campanha abolicionista e do combate à escravidão.

“Chegou 2021, a gente não vai ter Carnaval, e eu encontrei a brecha para isso, tentando manter viva essa tradição anual do desfile de escola de samba, sem aglomeração”, pontua Lyz, que desde sempre é apaixonada por Carnaval e samba.

Para além do divertimento trazido pelas belas letras dos sambas-enredo que ecoaram (e um dia voltarão a ecoar) entre multidões, Lyz acredita que as escolas de samba têm um papel social fundamental. “Elas trazem à luz histórias que nos interessam, mas que não são muito contadas. E não é de hoje que as escolas de samba fazem isso”.

O podcast conta com a locução e o roteiro são de Lyz Ramos e a edição será de Rubens Guilherme Santos.

Saiba mais:

Projeto Ponta de Lança
E-mail: [email protected]
Twitter: @pontalanca
Instagram: @projpontadelanca
Lançamento: 4 de fevereiro, quinta-feira
Plataformas: Spotify, Castbox, Anchor e Google Podcasts

Foto de capa: Arquivo/Ponta de Lança.

LEIA TAMBÉM: Mostra está com inscrições abertas para curso de cinemas africanos

Ouça o episódio #02 – Lucas Koka, BBB e a culpa do homem preto:

Compartilhe: