A atriz e cantora Zendaya recebeu neste domingo, 20, o prêmio de Melhor Atriz em Série de Drama, na 72ª edição do Emmy Awards, a premiação mais importante da televisão realizada nos Estados Unidos. Com a honraria, por sua atuação na série Euphoria (2019 – presente), da HBO, a artista entra para a história como a atriz mais jovem a conquistar o feito nesta categoria: aos 24 anos, este é o primeiro prêmio de Zendaya pela Academia Televisiva, responsável pela realização do Emmy.
No discurso, a atriz agradeceu aos colegas de equipe e à HBO pela personagem Rue (Euphoria), uma jovem viciada em drogas que acaba se apaixonando pela melhor amiga.
Zendaya conseguiu outra marca ao receber o prêmio, se tornando a segunda atriz negra laureada na categoria de melhor atriz em série de drama. A primeira havia sido Viola Davis, em 2015, pela atuação em How To Get Away With a Murder (2014-2020), quando fez um dos discursos mais marcantes da história do Emmy.
Na ocasião, Viola Davis disse: “Em meus sonhos e visões, eu via uma linha, e do outro lado da linha estavam campos verdes e floridos e lindas mulheres brancas, que estendiam os braços para mim ao longo da linha, mas eu não poderia alcançá-las. Isso é de Harriet Tubman nos anos 1800. E deixem-me dizer uma coisa: a única coisa que separa as mulheres de cor de qualquer outra pessoa é a oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem”.
Mesmo com o número pouco expressivo de vitória de artistas negros nesta edição do Emmy Awards, o recorde de indicações foi batido, sendo 102 artistas negros, o que equivale a 34% do total. Vale muito a pena comemorar a marca alcançada por Zendaya.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Filme secreto de John David-Washington e Zendaya será distribuído pela Netflix
Formada em Jornalismo e com especialização em mídias digitais, a baiana tem dedicado sua carreira ao mercado audiovisual há oito anos, quando iniciou na área. Já atuou como produtora executiva em obras para a televisão e em diversas funções dentro da produção de uma obra. Apaixonada por filmes e séries, se considera uma viciada que assiste mais de seis obras por semana.