Notícias

10º Fórum Brasil África 2022 inicia nesta terça-feira

O 10º Fórum Brasil África (Brazil Africa Forum – BAF) 2022 acontece a partir desta terça-feira, 29, e quarta, 30, com a temática “Cidades Sustentáveis: Desafios globais, soluções locais”, no WTC Events, em São Paulo (SP). Um dos propósitos do evento é estimular parcerias entre o Brasil e os países da África.

Após dois anos sem edição presencial devido ao Covid-19, o BAF 2022 reúne gestores brasileiros e africanos em uma programação que visa discutir uma agenda urbana mais justa, democrática e sustentável. Haverá a presença de presidentes, agentes governamentais, líderes de agências de fomento e instituições financeiras e representantes do setor privado e sociedade civil.

Na programação deste ano, haverá nove eixos com as temáticas: Infraestrutura, Saúde e Saneamento, Mobilidade urbana, Energias renováveis, Gestão de resíduos, Agricultura urbana, PPPs, Esportes e indústria criativa.

O evento conta com transmissão ao vivo e tradução simultânea (francês, inglês e português) por meio das redes sociais do Instituo Brasil África (IBRAF), possibilitando a participação de pessoas que não estarão presencialmente.

A ideia do Fórum é consolidar a oportunidade para gerar oportunidades entre o Brasil e a África, buscando melhorias e aperfeiçoamento, tanto de instalações físicas, com infraestrutura, energia e saneamento – além de treinamentos educacional e técnico ligados à tecnologia.

O presidente do IBRAF João Bosco Monte pontua. “Das 10 economias que mais cresceram, sete estão no Continente Africano. Hoje, a população está em torno de 1,4 bilhão de habitantes. Em 2050, a expectativa é que tenhamos quase três bilhões de pessoas residindo lá. É preciso virarmos nossos olhos para a África. Lá há ótimos negócios em potencial”. João Bosco já esteve em 46 dos 54 países da África.

Há uma necessidade de debater a questão sustentável entre cidades do Brasil e da África, dentro de um cenário mundial com a área socioambiental ascendendo. “O Brasil e a África abrigam várias das cidades mais importantes do mundo, algumas com dezenas de milhões de pessoas e outras com dotes naturais inigualáveis, dinâmica política única e desenvolvimento econômico proeminente”, pontua o professor.

São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília e Porto Alegre, do lado brasileiro, Lagos, Kinshasa, Joanesburgo, Nairóbi e Cairo são cidades que estão crescendo a nível de desenvolvimento sustentável. “Essas cidades enfrentam barreiras comuns e estão prosperando com ideias inovadoras, precisando apenas de um brilho para abalar o status quo e transformar a vida de inúmeros cidadãos”, finaliza o professor João Bosco Monte.

Saiba detalhes

Fórum Brasil África 2022

Programação
29/11: 10h – 16h30 (seguido de coquetel, das 20h às 22h)
30/11: 8h30 – 16h30
Local: WTC Events Center, São Paulo (SP)
Informações: aqui!

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Quem é Aliou Cissé, o técnico da Seleção do Senegal (Leões de Teranga)

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: