No ano passado, publicamos uma matéria especial falando sobre 7 invenções essenciais feitas por mulheres pretas. E para dar continuidade a essa valorização e para que eles não sejam esquecidos, selecionamos 5 invenções articuladas por homens pretos. Conheça!
Hélice de barco, por Benjamin Montgomery
O afro-americano Benjamin Montgomery (1819-1877) nasceu no Condado de Loudoun, em Virgínia (EUA). Durante a época de escravidão estadunidense, ele inventou uma hélice de barco a vapor projetada para águas rasas. Esta foi uma invenção valiosa, pois facilitou a entrega de alimentos e itens críticos.
Montgomery inventou uma série de máquinas e documentos do século XIX que mostram que elas envolviam níveis incrivelmente altos de habilidade para se fabricar. Infelizmente, o número preciso de invenções feitas por Montgomery se perdeu na história.
A invenção de que mais sabemos atualmente foi sua hélice para barcos a vapor. Ele tentou patenteá-la em 1864, mas o Gabinete de Patentes dos Estados Unidos rejeitou sua solicitação porque ele era um homem negro escravizado.
Lâmpadas mais duradouras, por Lewis Latimer
Lewis Howard Latimer (1848-1928) nasceu na cidade de Chelsea, em Massachusetts (EUA). Filho de negros escravizados e que foram fugitivos do sistema escravocrata norte-americano, ele enfrentou as dificuldades de nascer em uma família preta e pobre em um momento de imenso preconceito e segregação racial.
A inovação usada para criar lâmpadas mais duradouras com um filamento de carbono veio do inventor afro-americano. Após isso, tornou-se reconhecido por seu talento na elaboração de patentes e foi promovido a chefe de desenhista, tendo participado da invenção de um banheiro aprimorado para trens ferroviários.
Fechamento automático de portas de elevador, por Alexander Miles
O afro-americano Alexander Miles (1838-1918) nasceu em Ohio (EUA). Ele foi um inventor e empresário, mais conhecido por receber uma patente de uma invenção que abria e fechava automaticamente as portas do elevador.
Antes das portas automáticas, as pessoas tinham que fechar manualmente as portas do poço e do elevador antes de andar. Quando a filha do inventor, caiu quase fatalmente no poço, ele decidiu desenvolver uma solução.
Em 1887, ele patenteou um mecanismo que abre e fecha automaticamente as portas do poço do elevador e seus projetos são amplamente refletidos nos elevadores usados até os dias de hoje.
Semáforo aprimorado, por Garrett Morgan
Garret Augustus Morgan (1877-1963) foi um inventor afro-americano que nasceu na cidade de Paris, no Kentucky (EUA). Ele foi responsável por várias invenções importantes, incluindo uma máquina de costura aprimorada e a máscara de gás.
No entanto, uma das invenções mais influentes de Morgan foi o semáforo aprimorado. Sem sua inovação na época, os motoristas de todo o país seriam direcionados por um sistema de duas luzes.
LEIA TAMBÉM: 7 invenções essenciais feitas por mulheres pretas
Ouça o episódio #01 – Conheça o Site Negrê:
Jornalista em formação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e afropesquisadora. Atualmente, estuda movimento negro e juventude em Minas Gerais, mas já aprofundou em racismo institucional e racismo e mídia. Também se interessa por cultura, música (principalmente rap nacional!) e política, sobretudo pelo modo que essas pautas dialogam com negritude no Brasil. É fotógrafa nos horários vagos (com a percepção e admiração pela maneira que a fotografia e o fotojornalismo narram realidades e perspectivas). Além disso, também é militante pelo Levante Popular da Juventude, comunicadora e coordenadora de cultura do Coletivo Negro KIANGA.