O cinema e a televisão sempre tiveram um apreço por retratar o povo negro a partir de estereótipos caricatos. Ora retratados como apenas pobres ou criminosos, ora como o sábio que usa suas qualificações para alavancar o protagonista branco. Ou mesmo quando o perfil das mulheres é reproduzido como raivosas ou como a criada “amiga” da patroa com a única função de serví-la e ajudá-la a alcançar suas ambições. E ainda como o homem ou mulher negra hipersexualizados.
Muitas vezes, quando não somos representados por esses estereótipos, somos as “pessoas que precisam ser salvas” por um protagonista branco, que passa por jornada de autoconhecimento ao resgatar um negro.
Na editoria Radar Negro dessa semana, nós queremos destacar e te indicar obras que estejam minimamente longe desses estereótipos e nos coloque pra cima, que nos inspire a acreditar que seremos bem representados e que o reflexo do que somos e do que podemos ser estará na tela.
Pensamos em seis séries com protagonistas negros ricos, estudantes, poderosos, líderes, heróis e muito mais pra te inspirar. Confira a seguir!
Black Ish (2014)
A sitcom acompanha os Johnson’s, uma família de classe média alta negra que mora em Los Angeles, uma das cidades mais caras dos Estados Unidos. Liderada pelo publicitário Andre Johnson (Anthony Anderson) e a médica-cirurgiã Rainbow Johnson (Tracee Elliss Ross), a família mora num condomínio luxuosos onde são os únicos negros a ter residência.
Além dos patriarcas, que são graduados em grandes universidades norte-americanas, a família ainda apresenta quatro filhos que estudam em colégios particulares: Zoey (Yara Shahidi), Júnior (Marcus Scribner) e os gêmeos Jack (Miles Brown) e Diane (Marsai Martin).
Black ish usa da comédia para falar de racismo de forma muito inteligente, além de apresentar o cotidiano de uma família comum, o que já lhe rendeu diversos prêmios no Globo de Ouro, MTV Movie and TV, TCA Award, NAACP Image Award, e indicação ao Emmy 2020.
Black Ish possui seis temporadas disponíveis na Amazon Prime.
Confira o trailer:
Raio Negro (2018)
A série narra a história de Jefferson Pierce (Cress Williams), um herói aposentado que trabalha como diretor de uma escola, mas é obrigado a retornar à ativa quando vê suas filhas serem sequestradas pelos maiores bandidos da cidade.
Pierce é o super-herói Raio Negro, que decidiu abandonar o traje para manter-se em segurança ao lado de sua família, mas vai acabar descobrindo que suas filhas, Jennifer (China Anne McClain) e Anissa (Nafessa Williams), também herdaram poderes especiais.
Anissa é a primeira super-heroína lésbica e negra da TV, e atua sob o disfarce de Tormenta (Thunder) e sua irmã Jennifer atua como Rajada (Lightning). A série debate temas, como racismo, sexismo, corrupção e criminalidade.
Raio Negro possui três temporadas disponíveis no catálogo da Netflix.
Confira o trailer:
Greenleaf (2016)
A série acompanha a trajetória da família Greenleaf, membros da mega-igreja Calvary Fellowship World Ministries, uma das mais imponentes igrejas neopentecostais da cidade de Memphis, no estado de Tennessee, nos Estados Unidos.
Greenleaf tem como personagem principal Grace Greenleaf (Merle Dandridge), que retorna pra casa depois de 20 anos afastada da família, empenhada em fazer justiça pela irmã que se suicidou. Para isso, ela inicia uma investigação para desmascarar seu tio Robert McCready (Gregory Alan Williams), que ela acusa de ser o responsável por uma série de abusos a menores de idade.
Vale a pena assistir essa série que tem o elenco principal composto 100% por negros e 90% entre elenco secundário e figuração. A série foi lançada em 2016 pelo canal OWN (Oprah Winfrey Network), o canal televisivo da jornalista e apresentadora de Oprah Winfrey, nos Estados Unidos.
Greenleaf tem cinco temporadas, todas disponíveis no catálogo da Netflix.
Confira o trailer:
Sangue e Água (2020)
Sangue e Água (Blood and Water) é uma série juvenil que narra a história de Puleng Kumalo (Ama Qamata) em busca de sua irmã mais velha que foi sequestrada quando nasceu. Puleng acredita que encontrou sua irmã desaparecida, quando conhece a jovem Fikile Bhele (Khosi Ngema) por acaso numa festa. As semelhanças entre as duas vai levá-la a iniciar uma complexa e perigosa investigação que envolve um esquema de venda de bebês.
A série sul-africana chegou no catálogo da Netflix em 2020, sendo comparada com Élite (2018), por apresentar uma escola de jovens ricos. A primeira temporada tem apenas seis episódios, mas já foi renovada para um segunda temporada.
Sangue e Água é original Netflix e possui uma temporada disponível no catálogo.
Confira o trailer:
Insecure (2016)
Insecure (Insegura) é uma comédia que narra a trajetória de altos e baixos das amigas negras Issa (Issa Rae) e Molly (Yvone Orj). Juntas, elas enfrentam problemas relacionados ao racismo, violência, desigualdade salarial, sexismo e muito mais, tudo relacionada à cor da pele.
A série foi criada por Issa Rae, que além de atuar na obra, também é roteirista e diretora. Ao lado de Larry Wilmore, ator e produtor afro-americano, idealizou uma série que pudesse pra falar de temas cotidianos, como a solidão da mulher negra, equidade salarial, racismo, poliamor, sexualidade, terapia e muito mais.
O seriado teve 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, site americano que reúne críticas a obras de TV e cinema.
Insecure possui 4 temporadas disponíveis na plataforma HBO GO.
Confira o trailer:
Empire (2015)
Com um elenco predominantemente negro, Empire conta a história do rapper Lucious Lyon (Terrence Howard), que prosperou na música e se tornou dono de uma das maiores gravadoras do Estados Unidos, intitulada Empire (Império). Ao descobrir que tem uma doença grave, ele resolve inserir seus filhos André (Trai Byers), Jamal (Jussie Smollett) e Hakeem (Bryshere Y. Gray) nos negócios, a fim de decidir um substituto. Mas nada se torna fácil quando sua ex-esposa, Cookie (Taraji P. Henson) sai da cadeia após 17 anos, disposta a recuperar o que perdeu.
A série vai girar em torno de uma batalha pelo monopólio do poder da Empire após a morte de Lucious, falando de temas, como dinheiro, poder e música, mas transitando também por tráfico e a criminalidade.
Empire tem seis temporadas e está disponível na Globo Play.
Confira o trailer:
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: De Black-Ish a BlackAF: conheça obras de Kenya Barris pra maratonar
Formada em Jornalismo e com especialização em mídias digitais, a baiana tem dedicado sua carreira ao mercado audiovisual há oito anos, quando iniciou na área. Já atuou como produtora executiva em obras para a televisão e em diversas funções dentro da produção de uma obra. Apaixonada por filmes e séries, se considera uma viciada que assiste mais de seis obras por semana.