Radar Negro

De Black-Ish a BlackAF: conheça obras de Kenya Barris pra maratonar

O que as obras Um príncipe em Nova Iorque, Viagem das Garotas, Black-Ish, Mixed-Ish, Grown-Ish e BlackAF têm em comum é um importante criador, roteirista, diretor e produtor executivo. Ele tem usado seu talento e prestígio pra dar destaque ao povo negro com representações mais apropriadas e mais distantes dos estereótipos criados pelo cinema e pela televisão norte-americanos.

Foto: Divulgação.

Estamos falando do afro-americano Kenya Barris, 46, que tem mais de 17 anos de carreira e é o criador de obras, especialmente de comédia, que falam de racismo e representação. Black-Ish é a série mais famosa do criador e deu origem aos spin-offs Grown-Ish e Mixed-Ish, além da série ainda em desenvolvimento, Old-Ish

Black-Ish

Foi lançada em 2014, pela ABC, e acompanha os Johnson’s, uma família negra de classe média alta nos Estados Unidos, sendo os únicos afro-americanos vivendo num condomínio de luxo em Los Angeles. A família é liderada pelo publicitário Andre Johnson (Anthony Anderson) e pela médica-cirurgiã Rainbow Johnson (Tracee Ellis Ross), que discutem questões de racismo, mas também como a cultura negra e a identidade de sua família têm sido afetadas, especialmente quando seu filho Júnior (Marcus Scribner) pede pra ter um bar mitzvah. A obra tem seis temporadas disponíveis na Amazon.

Além de Black-Ish, listamos outras três séries do Kenya Barris pra você maratonar, rir, se sentir representado e discutir racismo e cultura negra.

Grown-Ish

Em 2018, quatro anos após o surgimento de Black-Ish, Kenya Barris criou o spin-off Grown-Ish, que acompanha a filha mais velha dos Johnsons, Zoey (Yara Shahidi) na faculdade. A comédia fala sobre a descoberta da independência e todas as responsabilidades fora do ninho dos pais.

Grown-Ish é uma série pra mostrar uma juventude mais contemporânea e retratar os(as) jovens negros(as), que sempre foram deixados de lado em obras dos anos 1990 e 2000, como Barrados no Baile, Dawsons Creek, As Patricinhas de Beverly Hills, e outras obras cinematográficas que tinham apenas o protagonismo branco e um ou dois personagens negros extremamente secundários e caricatos.

Grown-Ish conta com uma curiosidade: a dupla de R&B contemporâneo, Chloe e Halle, estão na série, no papel das gêmeas Jazlyn e Skyler Foster. A série possui três temporadas e a quarta está em desenvolvimento. Infelizmente, não está disponível nos streamings, mas encontramos as três temporadas na internet. 

Mixed-Ish

Esse spin-off de Black-Ish foi criado em 2019 e vai acompanhar a adolescência de Rainbow, a matriarca da família Johnson, que é vivida na juventude pela atriz Arica Himmel e na vida adulta por Traces Ellis Ross. A série se passa nos anos 80, quando os pais de Bow, Paul (Mark-Paul Gosselaar) e Alícia (Tika Sumpter), decidem se mudar da comunidade hippie

Filha de pai branco e mãe negra, Bow enfrenta grandes preconceitos na infância e na juventude, não apenas pela cor da pele ou por ser birracial, mas também por ter sido criada numa comunidade hippie. As diferenças sobre a cor da pele de Rainbow e seus irmãos Johann (Ethan Michael Childress) e Santamonica (Mykal-Michelle Harris) só começam a ser percebidas quando eles saem da comunidade hippie para a escola.

A produção é uma parceria entre Kenya Barris e Tracee Ellis Ross. Assim como Grown-Ish, as três temporadas estão disponíveis apenas na internet, mas não em plataformas de streaming

#BlackAF

A série não é spin-off de Black-Ish, mas têm muitos pontos em comum. BlackAF é baseada na vida pessoal do criador Kenya Barris, que atua na série no papel dele mesmo. Na vida real, o autor é casado com uma médica-cirurgiã chamada Rainbow, assim como Dre (Anthony Anderson) em Black-Ish. Na sitcom, ele é casado com a advogada Joya Barris (Rashida Jones), que deixou a carreira para cuidar dos seis filhos Drea (Iman Benso), Chloe (Genneya Walton), Izzy (Scarlet Spencer), Pops (Justin Claiborne), Kam (Ravi Cabot-Conyers) e Brooklyn (Richard Gardenhire Jr.). Barris tem realmente seis filhos.

A série é conduzida por Drea, a partir da gravação de um documentário que ela está desenvolvendo para apresentar na universidade. O resultado envolve altas gargalhadas e várias cenas luxuosas dessa família que esbanja riqueza. BlackAF tem uma temporada disponível na Netflix, com oito episódios.

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: 6 séries inspiradoras com protagonistas negros

Compartilhe: