Tela Preta

Você certamente vai se identificar com a série Insecure; 5ª temporada vem aí

Se você é negre, negro ou negra, provavelmente você vai se identificar com a série Insecure (Insegura), que começou em 2016 e é distribuída pelo canal de televisão por assinatura norte-americano HBO. O elenco é praticamente todo negro, além da produção que conta com a atriz Issa Rae, 35, e a produtora Melina Matsoukas, 39, também diretora do filme Queen & Slim (2019). A quinta temporada foi renovada em maio deste ano.

Issa (Issa Rae) e Molly (Yvonne Orji) são duas colegas de faculdade, amigas, mulheres negras e as protagonistas da trama. Juntas, elas dividem aprendizados, vivências e frustrações em meio ao universo da vida pessoal e dos dilemas profissionais de quem está chegando aos 30 anos de idade. E um dos pontos mais fortes do seriado é o contexto racial em praticamente todos os acontecimentos. Issa trabalha em uma instituição de ensino e Molly é uma advogada bem-sucedida.

As personagens principais Issa (Issa Rae) e Molly (Yvonne Orji). Foto: Divulgação.

A comédia dramática tem episódios curtos e trabalha bem questões relacionadas à sexualidade, à solidão da mulher negra, aos relacionamentos, ao poliamor, ao racismo, à gentrificação, às incertezas profissionais, ao sexismo, à violência e à desigualdade salarial. As situações ocorrem na cidade de Los Angeles, Califórnia (EUA). É bem difícil que pessoas negras não se identifiquem com as narrativas trazidas a cada momento, a cada dilema.

A trilha sonora traz artistas musicais negros, com consultoria da cantora Solange, 34. E é inspirador a potência das personagens, principalmente, as mulheres. Como elas vivenciam as situações e os aprendizados que levam para si também. O que acaba indo de encontro aos processos de identificação com quem está assistindo.

Premiações

Em 2020, Insecure recebeu oito indicações ao Primetime Emmy Award por sua quarta temporada, incluindo o Primetime Emmy Award de Outstanding Comedy Series. As duas atrizes principais foram indicadas à 72ª edição do Emmy 2020. Issa Rae, 35, foi indicada à melhor atriz em série de comédia e Yvonne Orji, 36, à melhor atriz coadjuvante em série de comédia. Mas na cerimônia do referido prêmio, não levaram os títulos.

Confira o trailer:

Ficha técnica

Insecure (Insegura)
Ano: 2016
País de origem: Estados Unidos
Formato: Série
Temporadas: 4 (renovada para a 5ª)
Nº de episódios: 8
Gênero: Comédia/Drama
Duração: 27-48 min
Classificação indicativa: 18 anos
Criação: Issa Rae e Larry Wilmore
Produção: Issa Rae, Prentice Penny, Michael Rotenberg, Melina Matsoukas, Dave Becky e Jonathan Berry
Elenco: Issa Rae, Yvonne Orji, Jay Ellis, Lisa Joyce, Natasha Rothwell, Amanda Seales, Y’lan Noel, Alexander Hodge, Kendrick Sampson e Jean Elie
Disponível: HBO e sites pela internet

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: 6 séries inspiradoras com protagonistas negros

Compartilhe: