Notícias

Clubes brasileiros lançam camisas celebrando o Dia da Consciência Negra

Clubes de futebol do Brasil lançaram, nesta quarta-feira, 17, camisas comemorativas ao Dia da Consciência Negra, data que celebra a luta contra o racismo no país. Sport Club Internacional e Clube de Regatas do Flamengo lançam a camisa “Excelência Negra” em parceria com a fornecedora de material esportivo Adidas, dando notoriedade ao movimento contra o racismo, que ainda existe em vários tristes episódios no futebol brasileiro e mundial.

Inspiradas no manifesto “Excelência Negra”, criado por Marcelo Carvalho, um dos idealizadores do projeto Observatório Racial do Futebol, as camisas são predominantemente pretas e trazem algumas frases como, “O negro no futebol brasileiro é a marca do Brasil”, “Jogadores negros ganharam o mundo”, entre outras. As camisas dos dois clubes recebem, no centro do peito, um “patch” de um cabelo Black Power com a frase “É a Coroa” estampada em todo o desenho, inspirada pela icônica frase do ex-BBB Babu Santana, torcedor do Flamengo e um símbolo do ativismo racial.

Imagem do patch formado pela frase “É a Coroa”. Foto: Divulgação/Adidas.

“Importante demais ver uma ação que homenageia homens e mulheres negras que ajudaram a construir a maravilhosa história do futebol brasileiro. A luta contra o racismo também é evitar o apagamento da
história de atletas
que com seus talentos tornaram o futebol brasileiro não só vencedor, mas também lembrado por ser algo mágico. Que nossos meninas e meninos conheçam as histórias daqueles que encantaram o Brasil e o mundo, e que essa homenagem visa reforçar toda a contribuição que negros e negras trouxeram ao futebol brasileiro”, comenta Marcelo Carvalho.

Foto: Divulgação/Adidas.

Vendas

As camisas estão à venda nas lojas físicas e sites da Adidas e dos dois clubes.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, dia escolhido para rememorar a luta dos negros brasileiros contra a opressão do regime escravocrata no país. A data é a mesma da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes na luta contra a escravidão.

Foto de capa: Divulgação/Adidas.

LEIA TAMBÉM: Mesmo após punições no fim de semana, Lewis Hamilton vence GP de São Paulo

Ouça o episódio #01 do Saúde Preta podcast – Por que falar sobre saúde da população negra?:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui! 

Compartilhe: