Atualizado às 15h18 do dia 27/07/2023
O 1º Prêmio Lélia González – “Escrevivências”, promovido pelo Instituto Baiano de Justiça Social (IBAJUS), recebe inscrições até a próxima segunda-feira, 31. A premiação é voltada para meninas e mulheres (cis e trans) negras matriculadas no ensino médio da rede pública que desejam inscrever seus escritos. A inscrição é gratuita e feita de forma online através de preenchimento de formulário.
A honraria tem como inspiração a trajetória da escritora Lélia González (1935-1994), importante intelectual e ativista mineira, valorizada pela sua na causa antirracista, feminista e pelos direitos humanos no Brasil.
Através dessa premiação, objetiva-se estimular a produção literária e a expressão artística dessas meninas e mulheres negras, contemplando suas vivências, perspectivas e vozes. É reconhecido a importância da escrita como meio de resistência, transformação e afirmação da identidade negra. Por isso, deseja-se conceber um espaço de visibilidade e valorização para essas narrativas.
Essa iniciativa faz parte da 11ª edição do Julho das Pretas – “Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver!”, promovida pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Rede de Mulheres Negras do Nordeste, Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira e Odara – Instituto da Mulher Negra.
Confira detalhes
1º Prêmio Lélia Gonzalez “Escrevivências”
Prazo final: 23/07/2023, domingo
Cerimônia de premiação: 28/07/2023
Confira o regulamento: aqui.
Inscrições online: aqui!
Mais informações: Instagram @ibajus_
Foto de capa: Reprodução/Cultne.
LEIA TAMBÉM: Curso online Racismo e Branquitude: Grada Kilomba recebe inscrições