A HBO disponibilizou o primeiro episódio da série Lovecraft Country na íntegra em seu canal no Youtube, legendado em português e gratuito, na última sexta-feira, 21. A série de terror é produzida por Jordan Peele (Corra!) e J.J. Abrams (Westword) e é baseado no romance “Territórios Lovecraft”, de Matt Ruff.
A série estreou no dia 16 de agosto e foi sucesso de público. Alcançou quase 800 mil espectadores e recebeu críticas positivas à produção. Assistimos ao primeiro episódio e ficamos com vontade de ver a série completa para acompanhar as aventuras dos personagens. O elenco principal é todo negro.
Lovecraft Country se passa nos Estados Unidos dos anos 1950, regido pelas Leis Jim Crow, segregacionistas, e conta a história de Atticus Freeman (Jonathan Majors), conhecido como Tic, um veterano da Guerra da Coreia que adora pulp fiction (histórias que misturam terror e fantasia). A vida de Tic começa a mudar quando ele retorna para Chicago para procurar o pai, Montrose, desaparecido.
Intitulado “Sundown”, o primeiro episódio tem 68 minutos e apresenta Atticus/Tic, a amiga Letitia Lewis (Jurnee Smollett-Bell) e o tio George Freeman (Courtney B. Vance) no início da road-movie em busca do pai do protagonista.
Tic acredita que o pai possa ter ido para Ardham, Massachusetts, pois recebeu uma misteriosa carta falando sobre a origem da mãe relacionada a essa cidade. Eles partem em uma viagem pelos Estados Unidos, passando por várias cidades onde são ameaçados e perseguidos pelos brancos. Além do terror da opressão racial, Tic e amigos ainda vão descobrir criaturas noturnas assassinas, unindo terror e ficção científica.
O roteiro é de Misha Green, a jovem afro-americana que já tem 11 anos de carreira e é diretora da série Underground e também atuou em Heroes e Spartacus.
O livro inspiração: Territórios Lovecraft
Territórios Lovecraft é um livro de terror lançado em 1965 por Matt Ruff, que escancara o racismo e a opressão da lei segregacionista, que institucionalizou o racismo contra a população afro-americana.
Nos oito contos do livro, apesar de Atticus ter protagonismo, todos os demais personagens tem destaque similar nos capítulos. Os demais personagens são Letitia, Hippolyta, George, Montrose, Horace e Ruby, que estão vinculados a Atticus e vão encontrar ódio branco, sociedades secretas e sobrenatural.
O livro também é uma crítica profunda ao universo criado pelo americano Howard Phillips Lovecraft (1890-1937), conhecido como H. P. Lovecraft. O autor é considerado um mestre do horror, mas foi um grande racista e xenófobo, que reproduziu em diversas obras o papel do branco como o mocinho e os negros como vilões. Em diversas cartas do autor enviadas à própria família, ele escancara o ódio aos negros, refletido também em suas obras. Lovecraft também foi admirador de Hitler.
Foto de capa: Divulgação/HBO.
Formada em Jornalismo e com especialização em mídias digitais, a baiana tem dedicado sua carreira ao mercado audiovisual há oito anos, quando iniciou na área. Já atuou como produtora executiva em obras para a televisão e em diversas funções dentro da produção de uma obra. Apaixonada por filmes e séries, se considera uma viciada que assiste mais de seis obras por semana.