Radar Negro

Capacitação oferece 2.500 bolsas de estudo para pessoas negras no mercado

O programa “Mover para Desenvolver”, capacitação gratuita voltada integralmente ao desenvolvimento profissional de pessoas negras, recebe inscrições até o próximo dia 29 de janeiro. A oferta é de 2.500 bolsas de estudo para impulsionar carreiras e abrir portas para oportunidades novas. A formação é promovida pelo Movimento pela Equidade Racial (Mover) junto com a Descomplica.

Os cursos terão início em fevereiro deste e terão duração de seis meses. A formação beneficiará universitários pertos da formatura ou formados nos últimos 5 anos e que estejam interessados em transição de carreira. Além de contemplar profissionais vinculados às empresas associadas ao Mover. 

Realidade

Cerca de profissionais negros têm 58 vezes menos chances de acessar cargos altos, conforme pesquisa de 2023, realizada pela Faculdade de Direito (FD), da Universidade de São Paulo (USP). O estudo observou a governança corporativa e diversidade racial em companhias abertas brasileiras, constatando um mercado empresarial ainda fortemente marcado pelo sistema do racismo e patriarcado.

Os resultados impactam a perspectiva de crescimento de pessoas negras, uma vez que a possibilidade de ascensão para cargos altos de gestão aparenta não estar dentro de sua realidade. E esta é uma oportunidade estratégica para o aprimoramento de competências essenciais, visando um mercado de trabalho menos desigual e mais inclusivo.

A formação proporcionará trilhas formativas especializadas em soft skills (habilidades interpessoais), liderança, organização e produtividade. Já que são habilidades procuradas por companhias de diversos setores. Tanto que, de acordo com o relatório “The Future of Work”, do Fórum Econômico Mundial, as competências relacionadas às soft skills são as principais qualidades do profissional do presente e do futuro.

Veja detalhes

Pprograma “Mover para Desenvolver”

Prazo: 29/01/2024
Inscrições: aqui! 
Gratuito

Foto de capa: Ron Lach/Pexels.

LEIA TAMBÉM: Projeto abre inscrições de oficina de roteiro audiovisual para mulheres negras

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: