A exposição “Comigo Ninguém Pode – a pintura de Jeff Alan” tem início nesta terça-feira, 21, às 19h, na Caixa Cultural Salvador (BA). Na mostra, o artista apresenta personagens reais da periferia de Recife (PE) e de outras capitais. Ao todo, são 41 obras, com uma tela e um mural inéditos. A entrada para conferir o projeto é gratuita.
A exposição possui legendas em braile e QR code com a audiodescrição das peças, que detalham os traços e os biótipos de crianças, jovens e adultos negros. Todos os profissionais envolvidos no projeto são pessoas negras.
Ainda na programação, nos dias 12 e 13 de junho acontecerão oficinas com Jeff Alan destinadas a pessoas com alguma prática artística. Mais informações sobre essa atividade poderão ser acessadas, em breve, no site da CAIXA Cultural.
A exposição, que tem como objetivo impulsionar a força da ancestralidade e inspirar quem caminha para expandir conexões e ampliar as possibilidades de existências negras, segue em cartaz em Salvador até o dia 28 de julho deste ano.
“Antes de ir para o museu, essa exposição é para as periferias. A minha obra nasce na rua. Espero que o público se sinta representado e olhe essas obras como quem se olha no espelho”, explica Jeff.
“Alan põe em decomposição a figura do preto em estado de subalternidade, degradante e naturalizado”. “Na cidade do abolicionista, Luiz Gama, filho da líder, Luísa Mahin, Jeff nos impele em sua gramática visual a pactuar e impor a nossa liberdade, a cada vez que nos quiserem escravizar outra vez”, explica Bruno Albertim, curador da mostra.
Sobre Jeff Alan
Jefferson Alan Mendes Ferreira da Silva nasceu artista. Quando criança, se imaginava expondo a própria arte pelo mundo. Jeff já teve obras expostas em países como França e Inglaterra. Hoje, conquista, cada vez mais, a atenção do público e da crítica ao ser um dos nomes mais promissores das artes visuais no mercado de arte contemporânea brasileira.
Confira detalhes
Exposição “Comigo Ninguém Pode – A pintura de Jeff Alan”
Abertura: 21 de maio (terça-feira), às 19h, com a presença do artista Jeff Alan
Período: de 21 de maio a 28 de julho de 2024
Visitação: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h
Local: Caixa Cultural Salvador
Endereço: Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, Salvador (BA)
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Entrada gratuita
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: Exposição individual de Jeff Alan estreia na CAIXA Cultural Recife