Uma matéria do Site Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil, foi citado em uma questão da prova de Ciências Humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 neste domingo, 3. O assunto abordado foi sobre a questão do racismo algorítmico no qual a digital influencer e youtuber Sá Ollebar, criadora do projeto digital Preta Pariu, iniciou um experimento na plataforma Instagram. Em outubro de 2020, o Negrê havia publicado uma notícia sobre a denúncia do racismo algorítmico na rede social.
LEIA TAMBÉM: Algoritmos da opressão: o dilema das redes é a sociedade que as produz
A matéria, escrita pela repórter Yasmin Morais, discute sobre os influenciadores negros e a repercussão em suas postagens. No momento em que cita sobre a influencer ter realizado experimentos e observado as métricas de engajamento em suas redes, a questão pedia aos candidatos do ENEM que interpretassem qual seria a melhor resposta sobre a representação do dado estatístico de número significativo.
Veja:
Em seu primeiro dia de aplicação, a prova do ENEM trouxe ainda como temática em sua proposta de redação para os candidatos: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” com 6 (seis) textos que abordavam conceitos, como herança, culturas africanas e afro-brasileiras, história afro-brasileira nas escolas e a relação de brasileiros com a África. Além de um provérbio africano.
LEIA TAMBÉM: Algoritmos da repressão: a informatização do encarceramento em massa
Foto de capa: Agência Brasil.
LEIA TAMBÉM: Os algoritmos racistas e a certeza: “tudo que nóis tem é nóis”