Notícias

Filme nigeriano estreia na Mostra de Cinemas Africanos 2023 no Brasil

O festival brasileiro exclusivamente dedicado aos cinemas africanos contemporâneos, a Mostra de Cinemas Africanos, exibe o filme nigeriano Mami Wata (2023)A estreia está prevista para setembro, com sessões em São Paulo (SP) e Salvador (BA). O longa foi dirigido pelo cineasta nigeriano C.J. Obasi e conta com a assinatura da brasileira Lílis Soares, ganhou o prêmio de melhor direção de fotografia, no Festival de Sundance (EUA).

Um dos eixos do projeto é reforçar conexões entre a cinematografia brasileira e africana. Por isso, a Mostra vai trazer o realizador de cinema Obasi ao Brasil. O nigeriano e a brasileira estarão presentes na estreia do longa nas duas cidades e participarão de atividades da mostra que incluem sessão de debate com o público e encontros com profissionais do audiovisual brasileiro. A passagem de C.J. pelo Brasil promete ser bem produtiva, pois o diretor registrará tudo, e essas cenas farão parte do seu próximo filme.

Cena do filme Mami Wata (2023). Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM: Livro Amina Mama & Lélia González está disponível para download gratuito

“A cada quadro, a lente especializada de Lílis Soares hipnotizou o júri. A riqueza das imagens em preto e branco, combinada com o intrincado e íntimo trabalho de câmera das performances e da paisagem natural, elevou este conto folclórico a uma experiência visual inebriante. O Prêmio Especial do Júri de Cinema Dramático Internacional: Cinematografia vai para Lílis Soares, Mami Wata”, é o que disse o júri do Festival de Sundance.

O roteiro é baseado em um mito do oeste africano, no qual Mami Wata é uma deusa das águas adorada pelos habitantes da remota vila de Iyi. Quando um acontecimento trágico perturba a paz da comunidade, duas irmãs lutam para salvar sua aldeia e restaurar a glória de Mami Wata em Iyi. O público brasileiro poderá conferir a riqueza de imagens em preto e branco que ilustram a narrativa.

Sobre a Mostra

A Mostra de Cinemas Africanos acontece desde 2018, circulando por diversos estados brasileiros. O recorte curatorial é voltado para filmes de curta e longa-metragem contemporâneos produzidos por países africanos e diaspóricos. Além da programação de filmes, o evento realiza cursos, debates, publicação de catálogo, artigos científicos, ensaios e entrevistas. 

Saiba mais sobre a Mostra:

Instagram: @mostradecinemasafricanos
Facebook: /mostradecinemasafricanos
Site: www.mostradecinemasafricanos.com
Youtube: /@cineafrica

Foto de capa: Reprodução.

LEIA TAMBÉM: Curso Ética Ubuntu e a urgência de descolonizar pensamentos recebe inscrições

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: