Notícias

Estudante negra organiza campanha para fazer intercâmbio na Flórida

Atualizado às 22h03 do dia 16/08/2023

A estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Victória Coelho, 25, foi aprovada no programa de intercâmbio da Florida Agricultural and Mechanical University (FAMU), faculdade historicamente afro-estadunidense localizada em Tallahassee (EUA). Para custear alimentação, moradia e seguro saúde durante a estadia de seis meses, a estudante está mobilizando uma vaquinha nas suas redes sociais. 

Victória reside no Campo Grande, maior bairro suburbano do Brasil, por isso enfrenta os entraves da mobilidade urbana e sofre pra chegar no local onde estuda, tendo que se esforçar muito mais para permanecer na renomada FAU-UFRJ. Em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ela pretende colocar seu bairro como protagonista da sua pesquisa. 

Mesmo morando tão distante decidi encarar o desafio de estudar na UFRJ, já me mudei bastante nesse processo, já dormi na casa de amigos, já aluguei quarto, já encarei o 936, filas da madrugada, e toda mobilidade urbana possível para sustentar o sonho de estudar na tão renomada FAU- UFRJ, uma faculdade incrível, mas com pouquíssimas representatividades negras”. É o que afirma a futura arquiteta Victória Coelho.

LEIA TAMBÉM: Saiba o que é o Mês da História Negra nos Estados Unidos

Apesar de ter a passagem de ida, o visto de estudante e a bolsa de estudos para cursar o semestre gratuitamente na FAMU, Victória não consegue arcar com mais custos básicos para a realização dessa empreitada sozinha. A campanha está no ar desde junho deste ano, mas ainda está com mais de 80% abaixo da meta estabelecida. 

Estou tendo agora a grande oportunidade de ter sido aceita para realizar intercâmbio em 2024 na Universidade Mecânica e Agricultural da Flórida, nos Estados Unidos. Uma das melhores universidades do mundo!”, conta Victória. 

Instituição negra

A Florida Agricultural and Mechanical University (FAMU) é uma universidade pública fundada em 1887, historicamente negra e reconhecida internacionalmente por promover um ensino de altíssima qualidade principalmente aos jovens negros. A instituição está no top 25 de universidades provedoras de mobilidade social de acordo com ranking de notícias e relatórios mundiais de 2023 nos Estados Unidos.

Saiba como doar

As doações podem ser feitas através de transferência bancária para a chave do PIX – vitoria.coelho@fau.ufrj.br ou através do link da vaquinha.

Foto de capa: Reprodução/Instagram.

LEIA TAMBÉM: Artista pernambucana faz campanha para estudar na Europa

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: