Notícias Radar Negro

Youtube lança fundo com objetivo de amplificar vozes negras

O Fundo Vozes Negras, no valor estimado de R$ 500 milhões, foi lançado com o intuito de financiar o trabalho de artistas e produtores de conteúdo negros. A iniciativa é do Youtube, plataforma de compartilhamento de vídeos.

Durante os próximos três anos, o fundo será utilizado para apoiar os trabalho dos profissionais negros e criar conteúdo para o Youtube Originals. Os investimentos também serão realizados no Brasil e visam o crescimento dos criadores de conteúdo dentro da plataforma.

A Diretora de Desenvolvimento de Parcerias de Conteúdo do Youtube Bibiana Leite diz que um dos objetivos do fundo é proporcionar recursos a altura do trabalho realizado pelos diversos criadores de conteúdo. Ela define a comunidade negra da plataforma como criativa, talentosa, genial e determinada.

Confira alguns dos conteúdos apoiados pelo fundo:

Resist

Documentário de 12 episódios, sobre o trabalho e os desafios de organizações que lutam contra um projeto de US$ 3.5 bilhões da cidade de Los Angeles (EUA) para expansão carcerária e examina questões como o policiamento excessivo de bairros onde vivem negros e pardos, encarceramento em massa, entre outros temas sensíveis. Traz um olhar emocionado sobre as motivações e lutas diárias do movimento local, apresentando histórias incrivelmente inspiradoras.

HBCU Homecoming 2020: Meet Me On The Yard – Livestream, estreia em 24 de outubro

Com as HBCUs (Faculdades e Universidades Historicamente Negras) em todo o país cancelando seus homecomings anuais por conta da pandemia, o YouTube em parceria com Jesse Collins Entertainment e Live Nation Urban levará a comemoração para o mundo virtual. A transmissão de duas horas será preenchida com tradições que marcam o começo do ano letivo nos Estados Unidos e fará arrecadação para instituições de ensino negras.

Bear Witness, Take Action Part Two (working title)

Após o sucesso do primeiro especial “Bear Witness, Take Action Part Two (working title)”, o primeiro projeto financiado pelo Fundo Vozes Negras do YouTube, o evento online tem o objetivo de trazer inspiração para a comunidade da plataforma, buscando agir pela justiça racial ao unir criadores do YouTube, figuras públicas e vozes influentes.

Jantar com a Família Onyx – Estreia no início de 2021

A série reúne uma família multigeracional para muita diversão e conversas abertas sobre a vida e o que acontece no mundo. Os convidados do jantar semanal ampliam a conversa com diferentes perspectivas, histórias instigantes e percepções valiosas.

Barbershop Medicine (título provisório) – Estreia em 2021

O objetivo do YouTube é colocar o “público” de volta na Saúde Pública, explorando o impacto que raça e status socioeconômico têm na saúde e na longevidade. A barbearia há muito tempo se tornou central para a dinâmica de muitas comunidades negras, e com base neste conceito de medicina comunitária, o especial reunirá músicos, médicos renomados, criadores e membros da comunidade em uma barbearia histórica para discutir as preocupações de saúde mais urgentes da atualidade e aumentar a conscientização.

Foto de capa: Ketut Subiyanto/Pexels.

LEIA TAMBÉM: Mestrado e doutorado em História da UFC abrem inscrições com cotas

Compartilhe: