Ceará Notícias

Curta cearense entra em campanha para financiamento coletivo

Assim como os livros, que nos ajudam a falar de temas importantes, há muitos curtas-metragens que também servem bem a essa função. A reflexão sobre gravidez na adolescência, a importância de lidar com as adversidades e a necessidade da escuta nas relações entre pais e filhos são alguns temas que abordados no curta cearense Entre o Passado, da estudante cearense de cinema e audiovisual Larissa Estevam, 21. Ela busca mostrar a ideia de ser mãe e as consequências de uma gravidez precocemente. 

Cerca de 18% dos brasileiros nascidos são filhos de mães adolescentes anualmente, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em números absolutos, isso representa 400 mil casos por ano. 

Assustada pela estatística e impactada por uma cena do cotidiano: uma jovem grávida na parada de ônibus e, ao seu lado, o filho de seis anos. Os dois pediam um cigarro, a estudante começou a buscar fontes para elaboração do curta. 

“Busquei referências cinematográficas sobre o assunto o documentário Meninas da Sandra Werneck e o curta A boneca e o silêncio da Carol Rodrigues foram essenciais para aprofundar a questão”, diz Larissa Estevam. Para arrecadar recursos financeiros para a produção do curta-metragem, Estevam lançou uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse. 

Larissa Estevam. Foto: Arquivo pessoal.

Entre o Passado é necessário por tudo que já falei, um projeto que tá intrínseco na sociedade. Que traz a história de uma família que está no nosso cotidiano. E que é necessário apoio para ser produzido, apoio de quem acredita na nossa temática, apoio de quem acredita no cinema. E fazer cinema independente não é nada fácil”, diz a estudante. 

Sinopse do curta Entre o Passado 

A chegada inesperada de Conceição, no dia do velório de Dona Aparecida, gera desconforto nas pessoas presentes, principalmente em Anderson, neto da falecida. A partir desse reencontro de mãe e filho no velório, ambos revisitam o passado e a dor de mágoas antigas. 

Entre o Passado possui esse recorte específico, do reencontro de mãe e filho, pois queremos ressaltar as consequências e traumas que uma maternidade prematura trouxe para a vida das personagens e como isso influenciou em suas decisões. Nesse encontro, as mágoas, dúvidas e aflições de ambos são expostas diante dos espectadores. Além de mostrar a relação conflituosa que Conceição, a protagonista dessa história, sempre teve com a maternidade, há ênfase nas cobranças no que fazem às mulheres para serem mães perfeitas, tendo como maior referência Maria, mãe de Jesus. 

Para ajudar a financiar o projeto, acesse:

Financiamento coletivo – curta cearense Entre o Passado

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Jovem baiano é aprovado em escola na Bélgica e lança vaquinha para pagar viagem

Compartilhe: