Notícias

Mostra de Cinemas Africanos acontece online até dia 22 de março

A edição especial da Mostra de Cinemas Africanos começou no último dia 12 e segue até 22 de março, trazendo filmes africanos contemporâneos e inéditos no Brasil. A programação é online e pode ser acompanhada gratuitamente. Idealizada por Ana Camila Esteves e Beatriz Leal Riesco, a edição está sendo realizada em parceria com o Cineclube Mário Gusmão.

A Mostra está sendo realizada em parceria com o Cineclube Mário Gusmão, projeto de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A programação traz a exibição de sete documentários em longa-metragem e 14 curtas de ficção, legendados em português e disponíveis apenas em território brasileiro. Os filmes estão sendo exibidos online em parceria com a Spcine Play, a única plataforma pública de streaming do Brasil.

Os longas-metragem ficam disponíveis a partir das 19h, podem ser assistidos em até 72h após a estreia e possuem um limite de visualizações específicas para cada título. Os curtas não possuem limites de visualização e são divididos em três programas [confira programação abaixo], disponibilizados sempre no mesmo horário a partir de suas respectivas datas de estreia, onde ficarão até o fim da mostra.

Os longas têm suas curadorias assinadas por Camila Esteves e Beatriz Leal Riesco, as idealizadoras da Mostra de Cinemas Africanos. “O recorte curatorial de toda a Mostra atende à demanda por promover o contato com as estéticas e narrativas presentes na cinematografia africana contemporânea, ainda pouco conhecida pelo público brasileiro”, diz Camila Esteves.

A programação conta também com comentários de especialistas nos três programas de curtas, uma mesa redonda sobre o documentário nos cinemas africanos contemporâneos e a produção de um catálogo com apresentações dos filmes e textos de convidados.

A edição especial da Mostra de Cinemas Africanos tem realização da Ana Camila Comunicação e Cultura e Cineclube Mário Gusmão, com parceria da Spcine Play. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Para assistir aos filmes, é preciso acessar a plataforma Spcineplay e se cadastrar na plataforma parceira Looke. Em seguida, é só clicar na aba da Mostra de Cinemas Africanos e escolher o título desejado. Os filmes ficam disponíveis na plataforma exclusivamente durante o período da Mostra, dentro da programação, e somente em território brasileiro.

Confira a programação:

Filmes:

12/03 (sexta-feira): Pare de nos filmar (República Democrática do Congo, 2020) – 600 views
13/03 (sábado): Programa de curtas 1: Memória: performatividades entre-tempos. Filmes: Um cemitério de pombos (Nigéria), Invisíveis (Namíbia), Treino Periférico (Guiné Bissau), Bablinga (Burkina Faso), A lutadora de boxe (Senegal) – sem limite de views
14/03 (domingo): Softie (Quênia, 2020) – 600 views
15/03 (segunda-feira) Programa de curtas 2: Vivências do novo e perspectivas do agora. Filmes: Encrenqueiro (Nigéria), Perdendo Minha Fé (Nigéria), Tab (África do Sul), Cabelo com Balanço (África do Sul), Boa Noite (Gana) – sem limite de views
16/03 (terça-feira): Um Lugar sob o Sol (Marrocos, 2019) – 600 views
17/03 (quarta-feira): Programa de curtas 3: Corpo-território: transversalizando os espaços. Filmes: Ethereality (Ruanda), Ward e a Festa da Henna (Egito), O Azul Branco Vermelho do meu Cabelo (França), Gagarine (França) – sem limite de views
19/03 (sexta-feira): Sakawa (Gana, 2018) – 500 views
20/03 (sábado): Descobrindo Sally (Etiópia, 2020) – 500 views
21/03 (domingo): Vamos Conversar (Egito, 2019) – 400 views
22/03 (segunda-feira): Me Chamo Samuel (Quênia, 2020) – 600 views

Mesas-Redondas e Sessões Comentadas:

Data: 13 de março (sábado) às 17h
Tema: Ativismos contemporâneos no cinema documentário na África – uma conversa a partir da programação da Mostra de Cinemas Africanos
Convidados: Amaranta César, Dieison Marconi e Gilberto Sobrinho
Mediação: Gabriela Almeida
Youtube/cineafrica: aqui

Sessão comentada | Programa de Curtas 1: Memória: performatividades entre-tempos
Data: 14 de março (domingo) às 17h
Convidados: Cintia Guedes e Fabio Rodrigues Filho
Mediação: Jamile Cazumbá
Onde: aqui

Sessão comentada | Programa de Curtas 2: Vivências do novo e perspectivas do agora
Data: 16 de março (terça-feira) às 17h
Convidados: Mirian Reis e Angela Figueiredo
Mediação: Álex Antônio
Onde: aqui

Sessão comentada | Programa de Curtas 3: Corpo-território: transversalizando os espaços
Data: 18 de março (quinta-feira) às 17h
Convidadas: Janaína Oliveira e Tatiana Carvalho Costa
Mediação: Ema Ribeiro
Onde: aqui

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Elenco Negro: nova plataforma para apoio de atores e produtores negros

Ouça o episódio #06 – Pretas Nordestinas: ocupando a medicina #OPodcastéDelas2021:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê!

Compartilhe: