A intelectual baiana Carla Akotirene, mestra e doutoranda em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é a nova colunista da Vogue e sua estreia já tem data e hora para acontecer. É nesta sexta-feira, 24, às 19h, véspera do Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, quando comanda a live “A mulher negra na América Latina: desafios e possibilidades” ao lado da editora de Atualidade da Vogue Brasil, Claudia Lima.
“Nós, mulheres negras, somos pancadas de água. Estamos infiltradas nas estruturas e vamos sim melaninar cada apagamento estético, discursivo e corporal imposto pela colonialidade. É com essa altivez e dignidade que realizo a minha autoridade intelectual na presença de vocês e de todas as minhas antepassadas. Ori agradece pelos presentes iyalodès. Asè”, declarou Carla em uma das suas redes sociais ao anunciar a novidade.
Além das lives com convidados especiais que acontecerão todos os meses, assuntos, como intelectualidade negra, afetividade e LGBTfobia. As temátivas serão abordadas no site e nas redes sociais pela pesquisadora e escritora dos livros “O que é interseccionalidade” (2018). A obra integra a coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro.
Akotirene também é autora “Ó pa í, prezada: racismo e sexismo institucionais tomando bonde nas penitenciárias femininas” (2020). A obra foi publicada pela Editora Pólen.
Foto: Reprodução/Instagram.
Jornalista formada pelo Centro Universitário Jorge Amado com MBA em Marketing Estratégico pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME) e Nanodegree em Marketing Digital pela Udacity. Com treze anos de experiência em Assessoria de Comunicação, comanda a Lu Amâncio – Comunicando com Amor e é sócia-diretora da Aporte Comunicação, especializada em startups.