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Afeto é fortalecimento

Em uma das minhas sessões de terapia, minha terapeuta me indagou: “Quando vamos falar sobre você na sessão? Nós só falamos sobre a sua relação com os outros”. Naquele momento, questionei a ela se quando falava sobre a minha relação com os outros eu não estava falando exatamente sobre mim.

Acredito muito que a nossa subjetividade se constrói a partir das relações, interações, conversas e trocas. Me fortaleço a partir do contato e vivência com os meus semelhantes. Me faço e refaço a partir deles, lugar também em que deixo um pouco de mim. É isso também que bell hooks (1952-2021) nos fala no livro “Tudo sobre o amor” (1999), no qual ela aborda a convivência e o companheirismo com almas semelhantes como fonte de crescimento espiritual.

Relembro a minha trajetória enquanto mulher negra e o meu processo de afirmação racial também nesse lugar, que me leva diretamente à lembrança do Quilombo do Batoque, em Pacujá (CE). A comunidade, que se origina a partir da resistência de um ex-escravizado, nos relembra a importância do vínculo e das relações para criar possibilidades de sobrevivência e realização da vida por parte da população negra.

“Sempre é tempo de recomeçar e, nós (pretxs) somos experts nisso”

Aline Wirley

Aquilombamento

O contexto de escravização e a violência da existência e subjetividade de pessoas pretas fez com que o nosso povo criasse inúmeras estratégias, expressas, principalmente, na dimensão corporal: as danças, os cantos, a religião, bem como a construção de espaços separados do âmbito servil/escravista. Isso para ir contra às opressões que a sociedade colonial trazia.

Conforme Beatriz Nascimento (2006), o quilombo é uma das grandes expressões da identidade negra, da resistência, e da organização. A ideia de Quilombo inicialmente não teria surgimento no Brasil, mas em África, mais específico em Angola, com a invasão de portugueses àquele território. Entretanto, no nosso País, esse espaço se tornou um grande aliado à luta antiescravista, símbolo de resistência e se apresentava como uma outra forma de sociabilidade.

Foto: August de Richelieu/Pexels.

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Encontro

Para além da resistência, quilombo também significa afeto, cuidado e acolhimento. Traduzem e explicam muito na contemporaneidade sobre lutas, expressões de identidades negras e viabilização de existência. A defesa e proteção, que muitas vezes foram vistas como hostilidade, são estratégias de segurança que rompem com a expectativa de um sistema que nos quer submissos em todos os espaços.

O contato com a realidade do quilombo e outros espaços de encontro com mulheres negras (Rede de Mulheres Negras do Ceará*) que integro atualmente, me reafirma que as relações constituem parte importante da formação dos sujeitos. Me relembra sobre continuidade. Isso não quer dizer sobre desrespeitar nossos momentos individuais e de recolhimento, mas reconhecer as relações também como espaço de abertura, expansão e (re)construção de si a partir do encontro, especialmente quando pensamos em pessoas pretes**.

“Que seja possível o afeto aos meus iguais”

Carol Dall Farra

No fim das contas, seremos lembrados pelo o que fizemos, pelo o que deixamos no outro. Não importa o quão bem preparado eu seja, o quão inteligente, ou as diversas pós-graduações e artigos que publiquei: se isso morre em mim, finda. Somos parte dos outros e seremos tantas outras partes a partir das conexões que fazemos.

Assim, nos eternizaremos.

Referências

HOOKS, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2020.

NASCIMENTO, Beatriz. O conceito de Quilombo e a Resistência Cultural Negra. In: RATTS, Alex. Eu Sou Atlântica – sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Imprensa Oficial (SP) e Instituto Kuanza, 2006.

*Conheça o trabalho da Rede de Mulheres Negras do Ceará aqui.

**Uso da linguagem inclusiva: o Negrê opta por usar o “e” para neutralizar o gênero da palavra e incluir àqueles que não se identificam com feminino ou masculino.

Foto de capa: Lucxama Sylvain/Pexels.

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