Escrita Negra Radar Negro

Antologia reúne mulheres negras em pluralidade poética

Organizada pela escritora, poeta e cordelista cearense Jarid Arraes, 30, a antologia “Poetas Negras Brasileiras” (Selo Ferina, Editora de Cultura) reúne poetas negras de todo o Brasil em 128 páginas. Com autoras de 18 a 70 anos, a obra convida o leitor ao cosmos da narrativa de mulheres negras, as confluências de suas vidas e suas escritas.

Foto: Divulgação.

Dentre os trabalhos apresentados, estão nomes conhecidos da poesia como Cristiane Sobral, 47, Esmeralda Ribeiro, 62, e Mel Duarte, 32, compõem o time de poetisas. Além das expressões literárias, o livro conta com ilustrações e projeto gráfico da artista Carolina Reis.

O livro contribui para a expressão das dores e delícias da mulheridade negra, de acordo com Aza Njeri, professora e Doutora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Os poemas trazem temas como identidade, linhagem, ancestralidade, sexualidade, cabelo e fenótipo, violência, racismo, equidade, maternidade, amor, paixão… Se tivesse, entretanto, que resumir esta antologia em apenas uma palavra seria força: não aquela romantizada que limita em lugares estanques a potência das mulheres negras, mas a força daquelas mulheres que fazem do verbo as suas armas de guerra e as suas fortalezas”, conta.

Saiba detalhes

O livro está disponível para compra neste link.

Fotos de capa: Reprodução/Instagram.

LEIA TAMBÉM: Ancestralidade, virtudes e amor são destaques do livro de Kiusam de Oliveira

Ouça o episódio #18 – Pretas nordestinas: Pesquisa Científica:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: