A artista e arte-educadora do Instituto Francisco Brennand, Carolina Aragão, 20, passou em primeiro lugar no vestibular internacional para estudar na maior faculdade de artes de Portugal (Faculdade de Belas Artes – Universidade de Lisboa). Para conseguir custear a viagem e se manter durante os primeiros meses da sua estadia de 3 anos, Carolina está fazendo uma campanha de captação de recursos, que vai até o próximo dia 9 de agosto, dia do seu embarque. A vaquinha ainda está em menos de 30% da meta a ser atingida.
Como artista visual e urbana, Carolina trabalha com diversas linguagens como o grafite, lambe-lambe. Já expôs em espaços de prestígio em Recife (PE) como Passo do Frevo e no pátio de São Pedro. Suas produções pautam questões de gênero, raça, sexualidade e de religião (Candomblé) tudo dentro de uma perspectiva afetiva. A cidade em que reside (Recife), também permeia sua arte, e vocaliza em suas obras a necessidade de ocupação artística e política da cidade como meio de luta. Suas obras refletem sua jornada enquanto um corpo negro, dissidente e projeta suas subjetividades.
Quando questionada sobre a possibilidade de permanecer morando na Europa, Carolina disse: “O curso de graduação demora 3 anos, e o depois vai depender das oportunidades que aparecerem. Mas a minha intenção mesmo é voltar pro Brasil pra socializar os conhecimentos que eu adquirir por lá. Sempre penso em como eu posso trazer de volta pra minha comunidade, é o que faz sentido pra mim”.
“Eu tô ansiosa pelas novas vivências e principalmente por ter acessos que são difíceis pra mulheres negras e periféricas. É um território que nos devem, e nesse período de inscrição ficou muito claro como existe vários empecilhos colocados pra que pessoas como eu não tenham essas oportunidades”. É o que falou a artista Carolina Aragão sobre a expectativas a respeito do intercâmbio.
Conheça a campanha
Acesse o link da vakinha aqui.
Instagram: @baleiasnocapibaribe
Contato: carolaragaobarbosa@gmail.com
Foto de capa: Arquivo pessoal.
LEIA TAMBÉM: Estudante de medicina recifense faz vaquinha para intercâmbio no México
Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.