As cantoras e compositoras baianas Iane Gonzaga e Riane Mascarenhas se uniram para o lançamento do EP “Cabaça Sonora – Parte 1”, no último dia 10 de maio. Com influências da música afrobaiana e da MPB, o álbum reúne os singles “Ressurgir”, de Riane Mascarenhas, e “Peguei Visão”, de Iane Gonzaga. Além das canções, foram divulgados os registros audiovisuais de cada uma delas, em formato “ao vivo”.
A produção musical do EP é de Jordi Amorim, com elementos de sopro e percussão e influências rítmicas baianas e da música negra. “Para a música de Riane, trouxe elementos da sonoridade de Rumpilezz, Tiganá Santana, Kenny Wheeler e Timbalada. Já para Iane, eu pensei em influências de Carlinhos Brown, R&B de New Orleans, The Side Project”, afirma Jordi.
Esse é o primeiro projeto lançado pelo selo musical Cabaça Sonora, criado pela Coliga Produções, com o objetivo de fomentar a produção fonográfica da música popular baiana negra e indígena, tendo a coletividade como base no desenvolvimento das ações. O selo já realizou sete lançamentos, com mais de 35 mil streamings nas plataformas de música.
Riane Mascarenhas conta que a música “Ressurgir” apareceu em um momento de introspecção e de contato com o medo, a incerteza, o caos mental e a tristeza. “Com a música, eu quero transmitir a mensagem de que todos os sentimentos são reais, legítimos, naturais da vida, e que com eles é possível ressurgir e se reconhecer novamente, após o encontro com as nossas sombras, por isso acredito que há luz na sombra!”, explica.
Já Iane Gonzaga aborda o amor entre mulheres pretas e que fortalecem os afetos na comunidade LGBTQIAPN+ em “Peguei Visão”. “Essa música é de fato uma declaração para minha preta, que me bota pra cima, me inspira e que amo. Através da minha arte, busco inspirar o público a se permitir, que o outro saiba o quanto aquela pessoa é importante para nós, que não tenhamos vergonha de nos declarar, que o amor nos encoraje a dizer ao outro o que sentimos.”
O projeto tem apoio do Edital 01/2023 – SEBRAE/BA – Chamada de seleção pública – Projetos de inovação em economia criativa.
Foto de capa: Maiara Cerqueira.
LEIA MAIS: Cantor Anderson Brasil realiza nova apresentação de show “Um Atlântico, Um Recôncavo”