A indicação do Tela Preta do Site Negrê para esta sexta-feira, 18, é um drama do cinema nigeriano e também um filme de estrada (road movie). O longa-metragem A Estrada Nunca Percorrida (2015) trata principalmente de um conflito familiar muito comum: um casamento em crise. Os protagonistas Victoria (Genevieve Nnaji) e Izu (Oris Erhuero) estão separados e tentam consertar o relacionamento em ruínas.
O filme traz um forte fluxo psicológico ao misturar cenas do momento presente e do passado com suas feridas. Erros que foram cometidos dentro da relação dos dois e que não foram resolvidos. Victoria decide retornar para casa com sua filha a fim de traçar um diálogo com Izu e reatar o casamento com ele. No entanto, seu ex-marido está irredutível.
Há acontecimentos que permearam a vida do casal, levando-os a uma crise e separação. Victoria tenta confrontar Izu para que eles possam conversar, mas ele age ao contrário do que espera ela, que continua insistindo e insistindo. O drama familiar é o principal pano de fundo da trama e o fluxo psicológico vem em segundo lugar com arrependimentos, memórias, decepções, falta de perdão e entendimento, além de situações mal resolvidas dentro da vida do casal.
No desenrolar da narrativa, a mente de Izu faz dele um homem intolerante e irredutível para a conversa. Enquanto que a mente de Victoria a impulsiona para tentar de todas as formas. É quando, no psicológico dela, eles decidem pegar a estrada e percorrer um caminho que ela tanto almeja: o diálogo. Só que passado e presente se entrelaçam fortemente, não tem jeito. O filme acaba não tendo uma linearidade, pois ora o espectador percebe o passado, ora percebe o presente.
E dentro dessa estrada nunca percorrida, o diálogo parece ser a única saída para os dois saírem dessa crise. De que forma terminará o casal caso haja um diálogo? E se não houver diálogo? Ao final de tudo, esse drama do cinema nigeriano traz ensinamentos definitivos e importantes. É pra levar e refletir no decorrer da vida.
Confira o trailer:
O longa teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema da África em 13 de novembro de 2015 e nos cinemas nigerianos, no dia 27 de novembro de 2015. Isso após uma estreia no cinema Silverbird em Abuja, capital da Nigéria, em 25 de novembro do mesmo ano.
Ficha técnica
A Estrada Nunca Percorrida
Ano: 2015
País de origem: Nigéria
Duração: 95 minutos
Classificação: 14 anos
Gênero: Drama
Direção: Ishaya Bako
Roteiro: Emil B. Garuba e Ishaya Bako
Elenco: Majid Michel, Oris Erhuero, Genevieve Nnaji, Ebele Okaro e Chioma Omeruah
Disponível: Netflix
Foto de capa: Reprodução.
LEIA TAMBÉM: Emicida: AmarElo – É Tudo pra Ontem
Conheça o Negrê Podcast:
Jornalista profissional (nº 4270/CE) preocupada com questões raciais, graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É Gestora de mídia e pessoas; Fundadora, Diretora Executiva (CEO) e Editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021). Em 2021, foi Coordenadora de Jornalismo da TV Unifor. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Jornalista revelação – início de carreira”. Em 2023, foi indicada ao 17º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Região Nordeste” e finalista no Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira em 2023 e 2024. Soma experiências internacionais na África do Sul, Angola, Argentina e Estados Unidos.