Bahia Notícias

Baiana é eleita Empreendedora do Ano do prêmio Mulheres que Transformam

Karina Oliveira fala com exclusividade ao Site Negrê sobre a importância da premiação

No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, a baiana Karine Oliveira, 27, CEO da Wakanda Educação, foi eleita Empreendedora do Ano do prêmio Mulheres que Transformam, criado este ano pela XP Investimentos. Ao todo, 30 mulheres foram indicadas ao prêmio, sendo escolhidas por referências do mercado nacional.  

Além de Karine, nomes como Vivianne Senna, empresária e presidente do instituto Ayrton Senna, Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter Brasil, Djamila Ribeiro e Eliane Leite também foram premiadas nas categorias Escritora do Ano e Educadora do Ano, respectivamente.

Ganhar este prêmio é a realização de um sonho. É literalmente a valorização de um trabalho que estamos fazendo há cerca de dois anos, que é mostrar para as pessoas que existe outro jeito de ensinar empreendedorismo. Esta conquista serve ainda como vitrine para que as pessoas compreendam que a Wakanda é uma empresa, é um negócio de impacto social, mas que é também um meio para captação de recursos para essas mulheres negras empreendedoras“, afirma Karine.  

Na oportunidade, a baiana falou ainda sobre a 1ª Noite das Mulheres Negras Empreendedoras da Bahia, que vai acontecer no próximo dia 12, um evento que busca fazer com que outras mulheres negras se percebam nesse lugar de poder, aprendam a se olhar e a se empoderar cada vez mais. “A gente tem que se olhar gigante, pois quando a gente se olha gigante o mundo inteiro vai perceber e vai olhar de volta”, finalizou.

Saiba mais sobre Karine Oliveira

Formanda em Serviço Social e técnica em viabilidade econômica, Karine tem 10 anos de experiência com empreendedorismo de impacto social. A Wakanda Educação nasceu em 2018 – ano da estrela do filme “Pantera Negra”, de Ryan Coogler -, com o intuito de potencializar negócios locais. A faculdade foi o local escolhido pela jovem para desenvolver sua metodologia que, hoje, ultrapassa as fronteiras da sala de aula.

Desde então, o projeto já impactou mais de 600 empreendimentos periféricos, sobretudo iniciativas direcionadas às mulheres negras e comunidade LGBTQIA+. A Wakanda Educação Empreendedora é um negócio de impacto social que traduz conteúdos do empreendedorismo tradicional para a linguagem informal e regional, permitindo, assim, o acesso e fortalecimento de negócios periféricos

Karine teve também seu trabalho entre os destaques da Forbes Under 30 2020, que destaca os jovens brasileiros mais influentes, empreendedores e inovadores do ano, na categoria “Ciência e Educação”.

Foto de capa: Divulgação/Lane Silva.

LEIA TAMBÉM: Articulação de Mulheres Negras Brasileiras lança 3ª edição do Março de Lutas

Ouça o episódio #05 – Dia do “E eu não sou uma mulher?” #OPodcastÉDelas2021:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: