Notícias

Espetáculo discute racismo estrutural na vida das mulheres negras

Com o objetivo de promover reflexões e denúncias sobre as violências simbólicas e estruturais vivenciadas pelas mulheres negras, o projeto cênico “Sin&Nhá, entre o palco, a vida real e os bastidores”, apresentará o espetáculo “Sin&Nhá” e o vídeodoc Sin&Nhá: entre o palco, a vida real e os bastidores”. A exibição será online entre os dias 11 e 20 de março, no canal Sesi Rio Vermelho, no Youtube. Ao final de cada transmissão, ocorrerão rodas de conversa sobre negritude no mercado de trabalho e desdobramentos do processo artístico no Instagram @espetaculosinha.

“Sin&Nhá: entre o palco, vida real e os bastidores” surge na intenção de estabelecer um espaço de escuta e reverberações pautado na interseccionalidade, promovendo reflexões e denúncias sobre as violências simbólicas e estruturais vivenciadas pela mulher negra no mercado de trabalho, dando voz às narrativas de subjetividade e de empoderamento de suas trajetórias.

A realização do projeto foi possível por meio do apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre o Espetáculo Sin&Nhá

O espetáculo Sin&Nhá busca, por meio de múltiplas abordagens cênicas e documentais, refletir sobre a exploração e a subjetividade do e no corpo da mulher negra no mercado de trabalho e nas relações sociais. Com estrutura fragmentada e performativa, a exibição traz como plano de fundo o universo das lojas de departamento e as diversas camadas do racismo estrutural. Partindo de relatos, depoimentos, documentos e pesquisas acerca da violência simbólica e psicológica sofrida pela mulher negra contemporânea, a atriz criadora Carol Carvalho, sob a direção de Allison de Sá, convida o público para olhar mais de perto os diversos espelhamentos sociais das Lojas Sin&Nhá.

Sobre o Documentário “Sin&Nhá, entre o palco, a vida real e os bastidores”

Como é ser uma gerente negra, dentro de um setor profissional de hegemonia branca? Qual é a diferença entre ser atendente e ser atendente negra? O que acontece nos bastidores de uma loja de departamento? O que existe por trás da profissão de atendente? Quais histórias elas teriam para contar? 

O vídeo documentário “Sin&Nhá: entre o palco, vida real e os bastidores” busca responder os questionamentos e as reflexões trazidas no espetáculo Sin&Nhá, produzido pela atriz, criadora e dramaturga Carol Carvalho, ex-atendente negra de uma loja de departamento, quebrando o silenciamento de narrativas negras. Juntamente com a equipe que trabalhou na mesma loja, a atriz tenta dar voz para as histórias de cada mulher negra que a inspirou e a impulsionou em seu processo de escrita e criação do espetáculo, revelando suas trajetórias e subjetividades amplas: sonhos, personalidade, empoderamento, violências, preconceitos e manifestos contra o racismo estrutural.

Carol Carvalho. Foto: Divulgação.

Programação

11 e 18/03 (quintas)

Exibição do VídeoDoc no canal do Sesi Rio Vermelho, no YouTube, às 20h
Live no instagram @espetaculosinha, às 20h30

12, 13, 19 e 20/03 (sextas e sábados)

Exibição do espetáculo Sin&Nhá no canal do Sesi Rio Vermelho, no YouTube, às 20h
Live no Instagram @espetaculosinha, às 21h

Foto de capa: Carol Carvalho/Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Doutora em Sociologia publica livro sobre vivências afetivo-sexuais de mulheres negras

Ouça o episódio #05 – Dia do “E eu não sou uma mulher?” #OPodcastÉDelas2021:

Apoie a mídia negra nordestina Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: