Bahia Pretassa

Bailarina baiana Safira Santana conquista vaga no Theatro Municipal de São Paulo

A bailarina baiana Safira Santana Sacramento, de 25 anos, foi uma das selecionadas no primeiro edital exclusivo para bailarinas negras e indígenas do Balé da Cidade de São Paulo, corpo artístico do Theatro Municipal. Natural do bairro do Acupe de Brotas, em Salvador (BA), Safira se destacou entre cerca de 100 candidatas do Brasil e do exterior, incluindo países, como França, Bélgica e Estados Unidos.

O edital marca um avanço na diversidade dentro da companhia, que por, seis anos, teve apenas uma bailarina negra em seu elenco, Grécia Catarina. A seleção também levou outras três bailarinas negras a integrarem o grupo, ampliando a representação dentro do cenário do balé clássico brasileiro.

As novas bailarinas foram contratadas inicialmente por seis meses, ocupando vagas pensadas para cobrir licenças e afastamentos. No entanto, há possibilidade de prorrogação do contrato conforme a necessidade da companhia.

Atualmente residente em São Paulo (SP), Safira também passou pela companhia Landestheater Linz, na Áustria. Sua trajetória na dança tem forte influência familiar. Em suas redes sociais, ela compartilha ensaios e trabalhos que vem realizando na dança.

Foto de capa: Balbino.

LEIA TAMBÉM: Victoria Barros: a jovem potiguar que conquistou espaço no Tênis Mundial

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: