Covid-19 Notícias

Beyoncé vai doar 500 mil dólares para pessoas que enfrentam dívidas de aluguel nos EUA

Após ajudar mais de 600 microempresas de empreendedores negres* a lidarem com as consequências advindas com a pandemia do Covid-19, Beyoncé, 39, vai fornecer um auxílio de 5 mil dólares (cerca de R$ 26.310,50**). Isso para subsidiar 100 pessoas e famílias estadunidenses que estejam enfrentando dívidas hipotecárias ou despejos de aluguel, devido à crise imobiliária que afeta os Estados Unidos. As inscrições para ter acesso ao benefício se iniciam nesta quinta-feira, 7.

A ação marca o início da segunda fase do Fundo de Impacto da sua ONG, Beygood, sendo mais uma das ações promovidas pela artista a fim de amenizar os efeitos da pandemia, sobretudo para a população negra dos Estados Unidos.

As inscrições para ter acesso ao benefício serão feitas pelo site da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP), e o mesmo será disponibilizado no fim do mês aos selecionades*, mediante análise da documentação. A segunda rodada do projeto está prevista para iniciar em fevereiro.

De acordo com o comunicado oficial da Beygood, a segunda etapa do fundo está relacionada ao fim da moratória de habitação nos Estados Unidos – medida estabelecida pelo governo a fim de evitar despejos durante a pandemia do coronavírus –, que estava prevista para ocorrer no último dia 26 de dezembro.

“A moratória da habitação está definida para terminar em 26 de dezembro, resultando em execuções hipotecárias e despejos de aluguel. Muitas famílias serão afetadas, devido à pandemia que resultou em perda de empregos, doenças e desaceleração geral da economia”, salienta a organização.

Crise imobiliária nos EUA

Cerca de 9,2 milhões de locatários que não possuem renda estão com dívidas hipotecárias, segundo o censo realizado pelo Centro de Orçamento e Prioridades Políticas dos EUA. Com a suspensão da moratória de habitação, as pessoas só poderiam garantir a sua moradia caso quitassem a dívida ou apresentassem um plano de pagamento ao proprietário do imóvel.

No entanto, o presidente americano Donald Trump, 74, assinou no último dia 27 de dezembro o decreto que garante a prorrogação da moratória de habitação por mais um mês. Sendo assim, a vigência do mesmo será até o próximo dia 31 de janeiro.

*Linguagem inclusiva. O site Negrê opta por utilizar o “e” para neutralizar o gênero da palavra e incluir àqueles que não se identificam com feminino ou masculino.
** Valores convertidos do dólar americano para o real brasileiro, conforme cotação do dia 05/01/21, às 16h37.

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Beyoncé firma acordo para incentivar universitários negros

Conheça o Negrê Podcast:

Compartilhe: