O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) exibirá de forma gratuita nesta quinta-feira, 5, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza (CE), o mini-documentário “Povos de Terreiro” (2023). A produção traz aspectos de religiões de matriz africana que se encontram com a cultura e as artes, a exemplo da dança (pisada), culinária, música (pontos), vestimenta (indumentária) e rituais espirituais, explicados pelos pais, mães e filhos(as) de santo.
O documentário foi produzido com representantes dos Povos de Terreiro do bairro Bom Jardim com gravações realizadas em grandes eventos como o Festejo de Iemanjá, giras e ações pontuais. Isso entre maio e novembro de 2022, totalizando noves meses de gestação do projeto.
O Povos de Terreiro é uma iniciativa do CCBJ, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), que nasceu do programa Conversas de Terreiro, do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NARTE/CCBJ), conduzido pelo educador social Eduardo Marques.
A partir das conversas e encontros do programa, surgiu a necessidade, solicitada pelos povos de terreiro, para que o CCBJ valorizasse sua memória, cultura e ancestralidade dentro do espaço público.
Podcast
Para ampliar e enriquecer de detalhes narrativas e singularidades das práticas religiosas dos Povos de Terreiro, o CCBJ também lançou uma série em podcast. E é composta por seis episódios, que já estão disponíveis nas plataformas de podcast e no YouTube do CCBJ, com janela de libras. A série em áudio traz conversas com pais, mães e filhos de santo do território, falando sobre sua jornada espiritual e sobre diversos assuntos que envolvem o movimento.
Confira os episódios:
Ep 1: https://youtu.be/MvPfpW-_ouk
Ep 2: https://youtu.be/i3lynHwAyfI
Ep 3: https://youtu.be/qCcWqv4qlUM
Ep 4: https://youtu.be/nustgI2kmB4
Ep 5: https://youtu.be/N9fpo5m77yg
Ep 6: https://youtu.be/p1S1WvNwYZU
Fique por dentro
Documentário “Povos de Terreiro”
Exibição: 05/01/2023, quinta-feira
Horário: 19h
Onde: Cineteatro São Luiz
Endereço: Rua Major Facundo, 500 – Centro de Fortaleza (CE)
Gratuito
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Zelma Madeira assume Secretaria da Igualdade Racial no Ceará