Após dois anos sem a folia carnavalesca na tradicional avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza (CE), toda a majestade, as cores e os ritmos voltam a dar alegria no corredor carnavalesco mais popular da capital cearense. Nesse sábado de Carnaval, o Maracatu, patrimônio imaterial do Brasil, inaugura os desfiles na avenida. Confira a seguir a programação com as demais atrações.
Durante todos os dias, o polo da Avenida Domingos Olímpio terá encerramento com as baterias de samba: Camaleões do Vila, Unidos da Cachorra, Bonde Batuque e Baqueta. A entrada para acompanhar as atrações é gratuita.
História
Marcante na cultura afro-brasileira, o Maracatu é uma manifestação artística e cultural popular tradicional da região Nordeste. Surgiu em meados de XVIII no estado de Pernambuco durante o período em que pessoas negras ainda eram escravizadas no Brasil. O Maracatu é um rito ancestral e envolve música, religiosidade, dança e história. É representado através de personagens e figurinos extravagantes, que remetem à cultura africana, indígena e portuguesa.
LEIA TAMBÉM: O negrume do maracatu cearense: um grito visual de negritude
Confira a programação da Domingos Olímpio:
18/02 às 18h – sábado
No primeiro dia de folia carnavalesca, a festa majestosa com cores e batuques começa pelas apresentações dos tradicionais grupos de Maracatus.
19/02 às 18h40 – domingo
As apresentações dos maracatus seguem no segundo dia de festejo carnavalesco, na Avenida Domingos Olímpio. As apresentações terão início um pouco mais tarde.
20/02 às 16h35 – segunda-feira
No terceiro dia de folia, os blocos e cordões se apresentam no corredor carnavalesco da Avenida Domingos Olímpio.
21/02 às 17h10 – terça-feira
Para fechar o ciclo, no último dia de festa, se apresentam os afoxés e escolas de samba. A programação do último dia de folia inicia ao final da tarde.
Transmissão ao vivo
Quem não puder acompanhar a programação diretamente da arquibancada da Avenida Domingos Olímpio, poderá ver as apresentações em casa, por meio da transmissão ao vivo da TV Terra do Sol (canal aberto 42.1) e nas redes sociais da Prefeitura de Fortaleza.
Foto de capa: Fernanda Siebra.
LEIA TAMBÉM: Delegacia contra racismo, intolerância religiosa e lgbtfobia é inaugurada no Ceará