A 3ª edição do Cineclube Mocambo acontece entre os dias 9 e 12 de maio, em Belo Horizonte (MG), e realiza homenagem à atriz Léa Garcia (1933-2023), reconhecida como uma das principais artistas negras do teatro, cinema e televisão brasileiros. A programação do evento, que também irá abordar a criação negra no audiovisual nacional e internacional, é gratuita.
“Quando ouvimos a palavra “filmografia”, é usual fazer uma associação com as obras realizadas por um diretor ou diretora; visto que nessa função está centrada, em tese, uma ideia de autoria. Em sua terceira edição, o Cineclube Mocambo propõe revirar essa proposição, realizando um esforço curatorial para investigar a agência de uma atriz brasileira nas imagens que registraram e construíram uma ideia de negritude”, explica Gabriel Araújo, um dos mediadores do evento.
A edição do Cineclube Mocambo também tem como objetivo examinar a filmografia de Léa. Entre os temas, estão a festa, a música, a religiosidade e a colonização. Dessa forma, serão abordados um conjunto de curtas e médias metragens expressivos, além de vídeos e clipes que estiveram em em diálogo com trabalhos da atriz ao longo da carreira.
Os filmes que serão exibidos são obras antigas e contemporâneas nacionais e do exterior. A curadoria busca encontrar chaves para se pensar as imagens que estão sendo produzidas hoje, por meio do passado do cinema brasileiro e afrodiaspórico.
O Cineclube Mocambo é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital BH nas Telas (2022) e conta com o apoio da Fundação Clóvis Salgado, por meio do Palácio das Artes, e da produtora Ponta de Anzol.
Confira detalhes
3ª edição do Cineclube Mocambo – Léa Garcia: A Deusa Negra
Quando: de 9 a 12 de maio
Local: Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte – MG)
Programação gratuita
Saiba mais em instagram.com/cineclubemocambo
Foto de capa: Reprodução.
LEIA MAIS: BATEKOO realiza turnê nacional com valorização da cultura negra e LGBTQIAPN+