Quem reside em Salvador (BA) e se locomove de ônibus pelas ruas da capital baiana certamente tem alguma história para contar do que já viu e viveu dentro de um buzú, gíria usada pelos soteropolitanos para se referir a este meio de transporte público.
O livro Conversa de Buzú reúne 50 pequenas crônicas, que relatam desde histórias cômicas até tragédias. Na obra, que é a segunda da trajetória literária do autor, Clarindo Silva conduz o leitor pelas vivências de personagens pouco reservados, que expõem suas privacidades durante as viagens pela cidade. Com os ouvidos treinados nos tempos em que exercia o ofício de repórter policial e com seu olhar apurado para o que pode render uma boa história, Clarindo conseguiu captar as nuances de enredos dignos de novela.
Para tornar os diálogos mais verossímeis, Clarindo preserva a linguagem típica do baiano, mas garante o anonimato dos personagens. A publicação conta com ilustrações do artista plástico e designer gráfico Lucas Batatinha.
A publicação do livro foi viabilizada através de apoio financeiro do Estado da Bahia, via Lei Aldir Blanc. Na primeira edição, a obra terá uma tiragem de 1.000 exemplares, sendo uma parte doada para o acervo de bibliotecas e escolas públicas de Salvador. O projeto prevê ainda a edição do livro em versão e-book e a produção de um vídeo-performance, baseado na poética do livro, apresentando como protagonista da narrativa o autor da obra.
Sobre o autor
Clarindo Silva tem sua trajetória no campo da escrita iniciada há mais de 50 anos, quando atuou como repórter policial nos jornais A Tarde, Jornal da Bahia e Tribuna da Bahia. Com o tempo, migrou da reportagem para a literatura, em textos publicados no Jornal do Centro Histórico e nos informativos da Associação de Comerciantes do Centro Histórico de Salvador (Acopelô).
Após 17 anos do lançamento da primeira edição de seu único livro autoral, Memórias da Cantina da Lua, Clarindo Silva lança a sua segunda produção literária. Sai a conversa de botequim e entra a Conversa de Buzú.
Saiba detalhes
O livro está disponível para venda no site Conversa de Buzú.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Baiano, que sonha em ser médico, tira 980 em redação do Enem e é elogiado por Lázaro Ramos
Ouça o episódio #10 – A segurança pública está a serviço de quem?:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê!
Jornalista por amor e opção. Já atuei em redação, produção externa e reportagem e assessoria de imprensa. Amante da fotografia. Agente Cultural. Tenho ainda Especialização em Gestão em Redes Sociais e Racismo e Subjetividade da População Negra. Transitei também em direção e edição de documentário. Recentemente, iniciei na literatura atuado como ghost writer de uma obra afro-brasileira.