Ceará

Coletivo Cria Delas realiza primeira edição do Favela Fashion Cria em Fortaleza

A primeira edição do Favela Fashion Cria (FFC) ocorrerá nesta sexta-feira, 28, a partir das 15 horas, no Cuca Mondubim, em Fortaleza (CE). Organizado pelo Coletivo Cria Delas, o propósito é dialogar com a moda periférica e os paradigmas impostos pela grande indústria que age de forma seletiva e excludente, fazendo do espaço coletivo como algo recluso e elitizado.

O Coletivo Cria Delas é composto por indivíduos favelades*, entre outras intersecções nas facetas da pluralidade, do cotidiano, e da vivência do corpo periférico. Na ocasião, o evento busca ampliar no espaço social a democratização da moda para a região periférica. A exemplo do morador de periferia possa calçar calçados da marca Kenner, vestir blusa de time sem ser confundido com criminosos.

Foto: A Dábliob (@pedro.awb).

Carregada de potencialidades, a ideia do Favela Fashion Cria é fruto da existência e necessidade de promover eventos e oportunidades para que todos aqueles que querem estudar moda ou sonhem em trabalhar no ramo tenha a chance de experimentar o pertencimento e a aceitação. Já que o padrão vigente tende a categorizar e excluir indivíduos seja por etnia, cor de pele/raça, ou peso corporal.

O Favela Fashion Cria é o segundo evento do Cria Delas e contará com 18 modelos em suas mais diversas pluralidades, DJs, rappers e as divas do vogue do Ceará. E ainda contará com uma feira de empreendedorismo que vai acontecer de forma paralela ao desfile, na qual cinco empreendedoras vão trazer seus materiais de trabalho para mostrar como acontece a economia criativa favelada.

LEIA TAMBÉM: Princesinha de Favela e o valor de nossas produções

É o que explica Gustavo Nasciso atual diretor do Instituto C&A e ativista corporativo. “A minha trajetória foi e é pautada em uma sequência de transformações e inquietudes, parte pela minha natureza e interesse em conhecer coisas novas, mas também para que eu pudesse me sentir confortável nos lugares que ocupei e isso vem do fato de eu ser negro e gay, sem dúvida. A minha negritude só faz sentido se o coletivo se beneficiar das minhas conquistas, caso contrário eu prefiro não me envolver”.

A partir dessa coparticipação na moda, o Coletivo Cria Delas evidencia, através do Favela Fashion Cria, a ânsia pela coletividade como forma de resgate do interesse por construir uma moda plural e acessível. A ideia é continuar ampliando os meios, os caminhos e as oportunidades para que aqueles menos favorecidos possam ousar em sonhar com aquilo que por muito tempo foi dado como propriedade das classes privilegiadas. E para que o estilo favelado não seja marginalizado e sim tido como referência.

Sobre o Coletivo Cria Delas

É um coletivo voltado para o protagonismo periférico, ressaltando as potências que existem dentro da favela. Nasceu em setembro de 2022 a partir da necessidade da valorização da arte e cultura dentro das favelas de Fortaleza (CE). Uma idealização de quatro mulheres empenhadas em lutar pela arte e juventude.

O Cria Delas trabalha com palestras e formações dentro das escolas, com eventos culturais, ações sociais e atos políticos. O coletivo é formado majoritariamente por mulheres e pessoas negras LGBTQIAP+; Denise Costa (Neguinha Rara- idealizadora do coletivo), Daniele Marques, Maria Gabriela, Yana Kayra, Laryssa Soares (Pretassa), Ana Vitória, Kev e Fernando Neves são oito integrantes ativos em colocar em evidência as potências existentes dentro das periferias.

Confira detalhes

edição do Favela Fashion Cria

Quando: 28/04/2023, sexta-feira
Horário: a partir das 15 horas
Local: Cuca Mondubim
Endereço: Rua Professor Glauco Lobo – bairro Mondubim, Fortaleza (CE)
Entrada gratuita

*Uso da linguagem inclusiva: o Negrê opta por usar o “e” para neutralizar o gênero da palavra e incluir àqueles que não se identificam com feminino ou masculino.

Foto de capa: A Dábliob (@pedro.awb).

LEIA TAMBÉM: Pinacoteca do Ceará realiza seminário “Negros na Piscina” de forma gratuita

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: