É inegável que, durante a nossa caminhada, diversas mulheres nos inspiram, especialmente mulheres negras. Com suas trajetórias, mulheres pretas nos encorajam a alcançar muito mais, não importa o lugar que escolhemos estar e o que desejamos fazer. Dessa forma, o Negrê destaca quais são as pretas que estão presentes na lista de mulheres mais poderosas do mundo de 2022, da revista Forbes.
Veja a presença negra na lista:
3º – Kamala Harris
Estados Unidos. Com 58 anos, é advogada e atual vice-presidenta dos EUA, sendo a 49ª vice-presidente norte-americana.
13º – Rosalind Brewer
Estados Unidos. Com 60 anos, é uma executiva e CEO da Walgreens Boots Alliance, uma holding com companhias farmacêuticas. Além de ser diretora operacional da Starbucks.
24º – Oprah Winfrey
Estados Unidos. Aos 68 anos, é atriz, jornalista, apresentadora de talk shows, escritora, filantropa e produtora de televisão.
37º – Thasunda Brown Duckett
Estados Unidos. Aos 49 anos, é empresária, presidente e CEO (Diretora executiva) da TIAA, companhia de serviços financeiros e de aposentadoria para acadêmicos, funcionários públicos, médicos e pesquisadores.
73º – Robyn Rihanna Fenty
Barbados. Aos 34 anos, é cantora, compositora, atriz e empresária. Sua carreira artística começou em 2003, aos 15 anos. É fundadora das marcas Fenty Beauty, Fenty Skin e Savage x Fenty.
80º – Beyoncé Giselle Knowles
Estados Unidos. Com 41 anos, é cantora, compositora, atriz, dançarina, empresária, diretora, produtora e roteirista.
82º – Linda Thomas-Greenfield
Estados Unidos. Com 70 anos, é uma diplomata, servindo como embaixadora dos EUA nas Nações Unidas. E já foi Secretária de Estado Adjunta para os Assuntos Africanos no Departamento de Estado entre os anos de 2013 a 2017.
91º – Ngozi Okonjo-Iweala
Nigéria. Aos 68 anos, a política e economista já foi Ministra das Finanças, entre 2003 e 2006 e entre 2011 e 2015. Em 2006, Ministra dos Negócios Estrangeiros por um breve período, durante o governo de Olusegun Obasanjo, 86.
93º – Shonda Rimes
Estados Unidos. Com 52 anos, é roteirista, cineasta e produtora de televisão, além de criadora da produtora Shondaland. Também foi responsável pelo roteiro de diversos filmes.
95º – Samia Hassan Suluhu
Tanzânia. Aos 62 anos, é política e atual presidenta do seu país. Ela é a primeira mulher vice-presidente da Tanzânia após as eleições gerais de 2015, eleita ao lado do presidente John Magufuli (1959-2021). Em 2020, foram reeleitos e ela assumiu o cargo de presidenta após a morte de Magufuli.
98º – Mia Mottley
Barbados. Com 57 anos, é política e atual primeira-ministra de seu país desde maio de 2018, sendo também líder do Partido Trabalhista de Barbados. Ela é a primeira mulher a assumir o posto de primeira-ministra.
99º – Mo Abudu
Nigéria/Reino Unido. Com 58 anos, é uma fundadora e magnata na mídia nigeriana. Além de ser filantropa. Também já atuou como consultora de gestão de recursos humanos. Já foi considerada pela Forbes como “a mulher mais bem-sucedida da África“ e classificada como uma das “25 mulheres mais poderosas da televisão global” pelo The Hollywood Reporter.
Saiba mais
Confira a lista completa aqui.
Fotos de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Inscrições estão abertas para estágio em companhia de aço
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Jornalista profissional (nº 4270/CE) preocupada com questões raciais, graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É Gestora de mídia e pessoas; Fundadora, Diretora Executiva (CEO) e Editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021). Em 2021, foi Coordenadora de Jornalismo da TV Unifor. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Jornalista revelação – início de carreira”. Em 2023, foi indicada ao 17º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Região Nordeste” e finalista no Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira em 2023 e 2024. Soma experiências internacionais na África do Sul, Angola, Argentina e Estados Unidos.