A iniciativa Descomplica, preta!, idealizada por membros da Alfa Consultoria Jurídica, vinculada à Faculdade Baiana de Direito em Salvador (BA), tem o objetivo de colaborar com empreendimentos de mulheres negras. O que gera oportunidades para minimizar os efeitos da pandemia que atingiram significativamente essa parcela de empreendedoras.
O projeto oferece soluções jurídicas como abertura de empresas, como Microempreendedor Individual (MEI) e Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), registro de marcas, elaboração e revisão de contratos, por um preço acessível e sem burocracias. Antes de contratar os serviços, as empreendedoras recebem um diagnóstico gratuito que aponta as necessidades de seu negócio.
“Muitas mulheres acabam desistindo do próprio negócio porque são condicionadas a trabalhar sempre para uma outra pessoa”, comenta a empreendedora Rebeca Pereira, que faz parte da marca de cosméticos artesanais (Re) Cuide-Se. “Eu faço as compras, a produção, o contato com clientes, com parceiros, a venda, o pós-venda, as redes sociais e, graças ao Descomplica, Preta!, hoje também tenho autonomia para assumir a parte burocrática”, conta.
A Alfa Consultoria Jurídica é uma empresa júnior; portanto, os valores cobrados são naturalmente menores, e para mulheres negras, ainda há um desconto de 50%.
Saiba mais
Inscrições pelo site: Alfa Consultoria.
Contato: (71) 99724-8627.
Foto de capa: Matheus Buranelli.
LEIA TAMBÉM: Na dúvida do que presentear? #VemdePresentão com a Avon!
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Durante toda a minha formação, o ler, o escrever e o dialogar sempre me causaram entusiasmo; logo percebi que comunicar e trocar vivências me faz crescer, e por que não profissionalmente? Desde que aproximei meus laços com minhas origens, sou interessada principalmente em questões étnico-raciais e anseio colaborar com um Jornalismo que traga voz às narrativas pretas. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), estagiei em uma agência de comunicação, produzindo e revisando textos publicitários.