Radar Negro

Diáspora Conecta convoca produtores e roteiristas negros para o Dia.Lab 2022

Atualizado às 17h15 do dia 13/10/2022

A plataforma Diáspora Conecta está com as inscrições abertas para o programa Dia.Lab 2022, focado na profissionalização de produtores e roteiristas negros até a próxima segunda-feira, 17. O programa irá selecionar oito projetos para receber assessoria e tutoria de um time premiado, no Brasil e no exterior. O evento será realizado presencialmente entre os dias 7 e 13 de dezembro em Salvador (BA).

O Dia.Lab é uma iniciativa desenvolvida pela Diáspora Conecta em 2018, para formar profissionais negros, conectar produtores e roteiristas com o mercado audiovisual, desenvolver carreiras e projetos; criar espaços criativos e refletir sobre como narrar histórias.

Dentre os dias de execução da iniciativa, workshops, palestras, estudos de caso, exibição de filmes e consultorias direcionadas ao aprimoramento das narrativas audiovisuais, ao desenvolvimento profissional e à capacitação criativa e mercadológica dos participantes fazem parte da agenda do
Dia.Lab 2022
.

Quem pode se inscrever

O programa busca por pessoas negras apaixonadas pelo universo cinematográfico, pela escrita e produção, que estejam desenvolvendo projetos de longa-metragem de ficção, ou documentários. Os inscritos devem ser maiores de 18 anos, de países ibero-americanos e africanos, com língua portuguesa oficial.

Os interessados em participar do Dia.Lab 2022 podem se inscrever até o dia 17 de outubro pelo link, no qual também estão disponíveis o regulamento completo e todos os detalhes de participação. Os projetos selecionados serão divulgados na primeira semana de novembro.

Premiações

Os oito projetos selecionados irão concorrer ao Prêmio Diáspora, no valor de R$ 10.000,00. O prêmio é um estímulo da Diáspora Conecta, para fomentar o desenvolvimento narrativo do projeto premiado. Além deste, os participantes irão disputar também premiações concedidas por apoiadores
do Dia.Lab 2022.

Prêmio Miradasdoc: seleção de um dos projetos de documentário para participar da próxima edição do Fórum de Coprodução África – América Latina AFROLATAM LAB, em 2023, com todas as despesas pagas;
Prêmio Paradiso: seleção de um dos projetos de ficção com inclusão do respectivo na Rede Paradiso de Talentos, além de apoio para o desenvolvimento do projeto no valor de R$ 3 mil.

Consultores do Dia.Lab 2022

Dentre os nomes convocados para atuarem como consultores e assessores dos projetos cinematográficos selecionados, estão:

Xenia Rivery (Havana, Cuba): Roteirista, professora e consultora de projetos.
Claudia Gonçalves (São Paulo, Brasil): Produtora executiva audiovisual e consultora.
Tanya Valette (Santo Domingo, República Dominicana): Produtora executiva e co-gerente da produtora Monte & Culebra SRL.

Saiba detalhes

Para mais informações, acesse o site.

Foto de capa: Cine Direktor Films/Pexels.

LEIA TAMBÉM: Conheça Slipmami e seu flow de “bad bitch energy”

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: