O documentário Origens – Quem não sabe de onde veio não sabe para onde vai (2021) estreou na última terça-feira, 20, e tem o objetivo de investigar, por meio de testes de DNA, a ancestralidade do sambista Péricles, da funkeira MC Carol, do humorista Yuri Marçal e da escritora Eliane Alves Cruz.
Sempre existiu resistência pela própria sociedade em facilitar que a população negra brasileira conheça sua própria história. Muitos saberes são excluídos e para conhecer sobre a ancestralidade deve-se ouvir histórias contadas pelos mais velhos, guardar algumas memórias criadas na infância e, acima de tudo, intuição. Esses são pontos que sempre procuram como referências para explicar suas respectivas histórias.
No entanto, com o passar dos tempos e com base em tantas evoluções, é possível agregar uma nova ferramenta que ajudará a conhecer e preencher várias lacunas da jornada de milhões de brasileiros: o teste de DNA, que pode ser encomendado via correio.
Os exames foram distribuídos entre 20 personalidades brasileiras. Outros participantes que também aceitaram a experiência foram Maju Coutinho, Conceição Evaristo, Fernando Holiday, Daiane dos Santos e Babu Santana.
Nos testes, é revelado qual a origem exata dos participantes. No resultado da cantora MC Carol, por exemplo, foi identificado que a funkeira tem mais de 70% dos genes com origem no continente africano, sendo 29,9% na Angola.
Ela fala que se sente constrangida em determinadas situações e ressalta: “A gente acaba recebendo só informação negativa sobre a África, mas eu fiquei muito feliz com o teste e quero ir lá ver como é. Se eu for pra um lugar em que eu chego nos restaurantes e eu só vejo uma galera preta, eu acho que nem volto mais pra cá”.
O conteúdo foi desenvolvido em conjunto com a ‘MOV’, selo de documentários do UOL, e Tilt, canal de tecnologias e ciências. “Origens ´- Quem não sabe de onde veio não sabe para onde vai?” é uma produção em parceria com a Pujança Filmes e com direção de Ismael do Anjos. As reportagens foram feitas por Helton Simões.
Confira:
*Com informações da plataforma Mundo Negro.
Foto de capa: Reprodução/UOL.
LEIA TAMBÉM: Negrê abre financiamento coletivo para ampliar e custear mídia negra nordestina
Ouça o episódio #11 – Os impactos da pandemia nas trabalhadoras domésticas:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
É natural de Lajes, interior do Rio Grande do Norte, mas atualmente reside em Natal. Tem 26 anos, com formação em Design de Moda. Está cursando o 6º período de Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e finalizando sua especialização em Design de Produtos de Moda pelo Senai Cetiqt.