A cantora negra Lorena Nunes, 34, lançou na última quinta-feira, 17, o clipe da sua música nova Calma em seu canal, no Youtube. O trabalho novo da artista faz parte do seu álbum deste ano La Mar (2020) e marca um novo momento, uma nova maré, em sua carreira em meio à pandemia do Covid-19.
O clipe novo é uma retomada de fôlego sereno, um suspiro novo em meia a crise deste ano. Há uma ideia muito linda e potente de mergulho, mergulho em tranquilidade, paz e calma. O trabalho novo de Nunes já conta com quase 500 visualizações no Youtube. Valoriza o conceito da força e o do sagrado feminino, da Deusa Mãe, manifestando em cenas que ilustram rituais de cura. Seu álbum honra ancestralidade, espiritualidade, sagrado feminino, magia e cigania.
O argumento do clipe ficou por conta da própria cantora, que traz o mito do Narciso como um dos pontos chaves. “O mito traz ‘a morte do ego para o renascimento do verdadeiro ser’. Isso vai dentro do conceito de reflexo, de espelho, que eu trago muito no disco. Tudo que você vê é um reflexo seu, e a narrativa do clipe foi construída nesse sentido, deixando espaço pra que a pessoa preenchesse com a subjetividade dela”.
Para uns, a energia de Oxum é presente nos elementos dourados e no conjunto de simbologias. Para outros, além da potência feminina, referências que remetem à Nossa Senhora também são observadas. “E esse é o grande lance de tudo, o sentido é aberto aos olhos de quem vê”, afirma Lorena Nunes.
Se os tempos estão difíceis e o mar está revolto, Lorena Nunes traz uma mudança de perspectiva em meio ao caos na letra de sua música nova. “É a potência da crudez, que pra mim é o estado mais próximo da erupção da criação. O primeiro manifesto, aquilo que vem da provocação de não pensar muito, só sentir e deixar fluir. Como um estado meditativo”, é o que diz a cantora.
Veja o clipe da música Calma:
A música Calma (2020) está disponível nas plataformas da Amazon Music, Apple Music, Deezer, Napster, Spotify, Tidal e Youtube Music.
Ficha técnica
Calma
Ano: 2020
Formato: clipe
Artista: Lorena Nunes
Música: Calma
Composição: Mateus Fazeno Rock
Álbum: La Mar
Argumento: Lorena Nunes
Figurino: Zé Filho
Cabelo: HB Tranças
Roteiro, Edição de cena e Fotografia: Camila de Almeida
Maquiagem, Adereços e Direção de clima: Netinho Nogueira
Atrizes convidadas em ordem de aparição: Silvia Moura, Jéssica Teixeira, Maria Vitória
Montagem e Finalização: Gabriel Araújo
Cenário: Jardim do Bruno Ary
Realização: Estúdio Voa
Foto de capa: Divulgação/Camila de Almeida.
LEIA TAMBÉM: Cantora Lorena Nunes lança música Calma nesta sexta; ouça de casa
Jornalista profissional (nº 4270/CE), preocupada com questões raciais, e graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É Gestora de mídia e pessoas; Fundadora, Diretora Executiva (CEO) e Editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021). Em 2021, foi Coordenadora de Jornalismo da TV Unifor. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Jornalista revelação – início de carreira”. Em 2023, foi indicada ao 17º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Região Nordeste” e finalista no Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. Soma experiências internacionais na África do Sul, Angola, Argentina e Estados Unidos.