A empresa de alimentos, bebidas e lanches PepsiCo anunciou que planeja ter 30% de pessoas negras em cargos de liderança no Brasil até 2025. A companhia transnacional estadunidense reforça seu compromisso global em prol da equidade racial firmado no ano passado.
Para alcançar este objetivo, a ideia da PepsiCo é ampliar investimentos em programas de incentivo e políticas internas voltadas para a atração e desenvolvimento de profissionais negros e negras no País, além de parcerias com entidades do setor. “Sabemos que temos um longo caminho a percorrer em prol da diversidade racial, mas reforçamos o nosso compromisso traçando uma jornada que seguirá em ritmo acelerado”, explica o vice-presidente de Recursos Humanos da PepsiCo no Brasil, Fábio Barbagli.
Uma das estratégias envolve os processos de recrutamento e seleção da companhia. Na PepsiCo, a seleção de candidatos para o First Gen (estágios) e Next Gen (trainees) é realizada às cegas em relação à etnia, ao gênero, à fluência em idiomas ou mesmo universidade e curso. Na edição de 2021, o processo de estágio da PepsiCo trouxe 45% de representatividade racial.
Mentoria e representatividade
Existe o Programa de Mentoria para Profissionais Negros e Negras, lançado em 2019 pela empresa, com foco no desenvolvimento de carreira e na ampliação internas de horizontes desses profissionais. Cada participante tem sessões mensais nas quais podem desenvolver competências, ampliar conhecimentos e explorar novas formas de atuação, sendo orientado por um(a) mentor(a) mais experiente, para que possam traçar caminhos e ocuparem cargos de liderança. Em 2020, os(as) mentorados(as) foram contemplados(as) com uma bolsa de idiomas para o aprendizado do inglês.
A PepsiCo – com o intuito de fomentar ainda a representatividade e equidade racial na companhia – e mais 12 outras grandes empresas do país assinaram o Compromisso pela Equidade Racial. Movimento este formado no ano passado por companhias e instituições comprometidas com promoção da inclusão racial e superação do racismo. O objetivo é de combater o racismo estrutural, acelerando mudanças efetivas em toda sociedade.
Com a iniciativa, a empresa criou os Grupos de Afinidades (ERGs), formados por funcionários e funcionárias voluntários(as) que unidos discutem temas e ações efetivas para os pilares de Raça, LGBTI+, PCD, Gerações e Equidade de Gênero. Já o Negrow é um grupo destinado para debates em torno de questões raciais e que busca alavancar uma agenda de engajamento interno e externo, à medida em que são fundamentais para uma representação de mudança efetiva na sociedade e dentro da companhia.
A companhia PepsiCo foi reconhecida como Top Employer em 2020 e 2021 por conta de suas melhores práticas de RH, incluindo Diversidade, Equidade e Inclusão.
Foto de capa: Africa images/iStock.
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Jornalista por amor e opção. Já atuei em redação, produção externa e reportagem e assessoria de imprensa. Amante da fotografia. Agente Cultural. Tenho ainda Especialização em Gestão em Redes Sociais e Racismo e Subjetividade da População Negra. Transitei também em direção e edição de documentário. Recentemente, iniciei na literatura atuado como ghost writer de uma obra afro-brasileira.