O espetáculo “Resistência Ancestral: Gungas, Marimbas e Urucungos em encantorias ancestrais” chega a Fortaleza, em exibição única, no Theatro José de Alencar, no dia 23 de fevereiro, às 19h. No musical, de entrada gratuita e com ingressos disponíveis no Sympla, os artistas levam a ancestralidade da Capoeira Angola e os ritos, musicalidade, mistérios e o sagrado envolvidos. Além disso, também serão realizadas oficinas sobre a temática para alunos e professores de escolas públicas da capital cearense.
A apresentação acontece por meio do projeto “Resistência Ancestral: fortalecendo raízes, cultivando sonhos”, do Centro Cultural Mandingueiros do Amanhã, do Maranhão.
Sobre o espetáculo
O musical é protagonizado por capoeiristas e jovens quilombolas de quatro comunidades do
Maranhão: Vila da Fé, Santa Luzia, Santa Joana e Santa Maria dos Pretos. “É uma forma de perdurar a tradição e as raízes da capoeira e de fortalecer a autoestima do povo negro”, conta Mestra Valdira Barros, uma das fundadoras do grupo Mandingueiros do Amanhã.
Com oito atos, a apresentação é guiada por uma orquestra de berimbaus, símbolo da capoeira e o som do pandeirão. Outros 50 integrantes devem mostrar o tambor de crioulo(a) e o bumba-meu-boi no palco do teatro.
O espetáculo tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.
Continuação da turnê
Depois de passar por Fortaleza, o musical retorna para São Luís (MA), onde se apresenta no quilombo Vila Fé em Deus, na cidade de Santa Rita; em Itapecuru Mirim; e no quilombo Santa Joana, também em Itapecuru Mirim.
Quando a turnê estiver finalizada, será produzido um catálogo com imagens da vivência de produção da obra e com o relato dos participantes. O documento será impresso, incluindo edições em braille.
Confira mais detalhes
Espetáculo Resistência Ancestral: fortalecendo raízes, cultivando sonhos
Local: Theatro José de Alencar
Dia: 23 de Fevereiro
Horário: 19h
Ingressos gratuitos no site Sympla
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: Espetáculo “Dandara na Terra dos Palmares” estreia com sessões gratuitas em Salvador