O Festival Aquilomba Sanca Cultural, de terapias integrativas, acontece neste sábado, 13, das 9h às 22h, no Clube Recreativo Flor de Maio, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. Dentre as atividades previstas para esta que é a primeira edição do evento estão yoga do gueto, educação antirracista e baile black. A entrada é gratuita ou um quilo de alimento, e o festival ainda deve se repetir outras quatro vezes ao longo do ano.
A iniciativa foi criada para o público negro que se interessa pelo assunto das terapias integrativas, mas não consegue se sentir a vontade em ambientes onde a prática de terapias holísticas, muitas vezes, é elitista ou excludente. A proposta do Aquilomba é criar um ambiente acolhedor, propício ao autocuidado e que resgate a identidade cultural da cidade. O festival deve reunir membros negros da Cultura de Coletivos na cidade de São Carlos e região.
“Dar continuidade aos sonhos de nossos ancestrais! Trata-se disso o Aquilomba Sanca Cultural. É parte do nosso entendimento de que não só precisamos de soluções que sejam customizadas para pessoas negras, como também entendemos que isso precisa passar por uma lógica de pertencimento a nós mesmos. Por isso, vamos falar sobre quilombo, sobre senso de colaboração e de grupo, algo que está muito permeado pela cosmovisão africana e indígena. Isso é viver em comunidade!”, explica o organizador do evento, Gabriel Romão.
Sobre Gabriel Romão
Gabriel Romão é praticante de yoga desde 2009, instrutor de yoga, tem formação em Reiki, pelo Instituto de Reiki Tradicional de Campinas, Yoga Cristã método Professor Aroldo e se formou como Massoterapeuta Thai Massagem pela I.T.M – International Training Massage School / Chiang Mai-Thailand e Yoga Massagem Ayurvédica, método Kusum Modak (Modak Institute Org.).
Atualmente, pratica e estuda o Kemetic Yoga pela Kasa de Maat Práticas da geometria sagrada e espirituais Afrakano do antigo Kemet (Egito) e formado nessa prática pela YogaSkills School of Kemetic Yoga USA. Michigan Ave Chicago. Em 2022, participou do curso ImHotep de Sabedoria, Cultura, História e Identidade Afrakana.
Oficineiro do projeto Baobá (Fundo para equidade racial) e Jongo Dito Ribeiro, Gabriel tem como missão difundir de uma forma simples o ensinamento Afrikano Holístico para as pessoas, que mesmo tendo pouco ou nenhum conhecimento da Filosofia, possam ter profundos benefícios e transformem positivamente suas vidas.
Confira a programação
O dia todo
Sanca VEG – Viver em Gentileza – o ato de dar e receber e Ser próspero
Arrecadação de Alimentos para Casa de Acolhimento
Distribuição de Mudas – (Escola da Floresta)
Manhã
9h30 – Bem vindos – Gabriel Romão & Sanca Brothers e Sisters Felipe Bastos
10h – Yoga do Gueto – Gabriel Romão
10h30 – Vinyāsa Yoga – Lidi Brasil
11h – Educação antirracista continuada – Adriana Silva
Tarde
13h – A Terra e o nosso Alimento – Dina Abiru
14h – Estimulação Cognitiva – Barbara Santos
15h – Dança – Carmelita
16h – Prática Integrativa – Rosangela Prado Conexões
Noite
Baile Black
17h – MCS 4P – Diego, Felix, Yoshin – Rap, Freestyle, HipHop
17h40- Batalha da Alcateia
18h20 – Dj Feh Bastos (Sanca Brothers & Sisters) – Samba Rock
19h – Samba da Gente
20h – DJ Lioness – Roots Bar
21h – DJ Evandro Pimentel – (Brasilidades)
22h – DJ Samuka – (Afrikan Music)
Confira mais detalhes
Aquilomba Sanca Cultural
Data: 13/01/2024 (sábado)
Horário: 9h às 22h
Local: Clube Recreativo Flor de Maio
Endereço: Rua Padre Teixeira, 1733 – Jardim Bethania, São Carlos (SP)
Ingresso: gratuito ou 1kg de alimento
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Festival “O Canto da Sereia” comemora os 80 anos da cantora Lia de Itamaracá
Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.