Diante dos 135 anos da abolição da escravidão no Brasil, o Ministério da Igualdade Racial (MIR) realizará o Seminário: “Entre a Escravidão e o Racismo”, na próxima terça-feira (07), das 9 às 18 horas. O evento contará com as presenças das ministras Anielle Franco (MIR) e Simone Tebet (Planejamento), do ministro Fernando Haddad (Fazenda) e da presidente do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), Luciana Mendes.
O seminário abordará o papel da estrutura do Governo Federal e do Ipea na formulação, avaliação e execução de políticas públicas de igualdade racial diante dos impactos da escravização do povo negro no Brasil, persistentes até os dias atuais.
O encontro será dividido em três painéis que contarão com a presença de especialistas que tratarão também de métodos de enfrentamento do racismo, incluindo debate sobre os desafios institucionais após 135 anos de abolição.
O evento será transmitido por meio do Youtube e pela plataforma Webinar, por onde os interessados também podem se inscrever para acompanhar a programação. Para os que estiverem em Brasília, o seminário será realizado no auditório Anna Peliano, no bloco C do Ipea Brasília, com inscrições aqui.
Cuidados com quilombos do Maranhão
Ministério da Igualdade Racial (MIR) destinou RS5 milhões via Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) numa parceria para atender às comunidades quilombolas de Alcântara, no estado do Maranhão.
A ação foi construída em conjunto com a Associação do Território Étnico Quilombola de Alcântara (ATEQUILA), Movimento de Mulheres de Alcântara (MOMTRA), Movimento de atingidos pela Base (MABE) e o Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Alcântara (STTR).
Foto de capa: Rovena Rosa/Agência Brasil
LEIA TAMBÉM: 6 reflexões de Carolina Maria de Jesus sobre a vida, arte e fome