As irmãs maranhenses Ana Maria e Bel Carvalho anunciaram na última terça-feira, 7, a turnê do show Memórias de Carvalho. O tema do espetáculo é a infância e as brincadeiras cantadas da cultura popular maranhense. As artistas farão uma tour no estado de São Paulo (SP), onde residem atualmente. As apresentações passarão por São Paulo, Ubatuba, Campinas e Taboão da Serra. A entrada será gratuita e haverá interpretação de Libras.
O projeto Memórias de Carvalho é composto por um álbum digital, um livreto e agora ganha um espetáculo musical. Nascido da vontade de registrar e valorizar a tradição oral maranhense, a obra foi construída ao longo de anos a partir das interações de Ana e Bel com educadores, familiares e especialmente com crianças.
Nele, elas compartilham os saberes e as brincadeiras cantadas oriundas de suas memórias pessoais, enraizadas na cultura popular maranhense e nas vivências da infância na cidade de Cururupu (MA).
“Este trabalho é um resgate das nossas brincadeiras de infância (…) A cultura popular é diversa e trabalhando aqui com crianças, na educação, com jovens, a gente via que tinham muitas coisas que a gente fazia no interior do Maranhão e que as pessoas aqui não conheciam”, destaca a artista Bel Carvalho.
“Isso era de uma importância muito grande. Poder contribuir, poder somar, trazendo um repertório diferente”. É o que diz a artista Ana Maria Carvalho. Para ela, “o brincar é o que nos alimenta. O brincar nos cura e nos fortalece. Então a gente tem sempre que brincar”.
Raízes em Flor
Uma outra etapa do projeto multimídia é a série de vídeos documentais que também estreou no último dia 7 de março, Raízes em Flor (2023). A série contém três vídeos curtos lançados, respectivamente nos dias 7, 14 e 21 de março. Nos vídeos, Ana e Bel Carvalho contam um pouco sobre suas infâncias, por meio das histórias e brincadeiras cantadas. Elas também recebem a participação de Dona Florzinha, matriarca da família Carvalho, uma família imersa na cultura popular maranhense.
No primeiro episódio “A Infância”, Ana Maria, Bel e Dona Florzinha conversam sobre a vida na cidade de Cururupu, parte de suas trajetórias e a relação com a natureza, as riquezas naturais da pequena cidade. Já no segundo episódio “O brincar”, as irmãs Carvalho e sua mãe, contam sobre as brincadeiras de roda, canções de brincar e também sobre o patrimônio imaterial da humanidade, o Bumba-Meu-Boi. E o terceiro vídeo “O brincante como artista” faz um convite a refletir em como a estética popular não se distancia das outras formas e fazeres artísticos.
Shows “Memórias de Carvalho”
11 de março – 18h
Ubatuba – Projeto Tamar
12 de março – 16h
Campinas – Centro Cultural Casarão
18 de março – 14h
São Paulo – Sesc Santana
19 de março – 16h
Taboão da Serra – Espaço Clariô
Foto de capa: Alécio Cezar/Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Cantora baiana Agnes Nunes fará turnê na Europa no mês de março
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.